Quem não gosta de receber mensagens de áudio no , pode contar com nova ferramenta para acelerar a reprodução. Agora, não é mais preciso passar intermináveis minutos escutando uma mensagem. A última atualização do aplicativo permite agilizar os áudios nos sistemas iOS e Android.

O recurso já estava em testes abertos, mas é a partir desta semana que ele passa a fazer parte da lista de funções presentes na versão. A novidade já estava disponível para pessoas que usam a versão beta do app, mas será liberada para o restante dos usuários aos poucos. Por isso, é possível que alguns ainda não tenham acesso à ferramenta.

Mas não importa, a verdade é que o sofrimento acabou! O recurso permite acelerar os áudios entre as velocidades 1,0x, 1,5x e 2,0x (a mais rápida de todas).

Como acelerar áudios

Na visualização das mensagens, o botão para alterar a velocidade dos áudios substitui a foto de perfil da pessoa que o enviou. Como dito anteriormente, estão disponíveis três velocidades diferentes.

Ao clicar no botão de “play” para iniciar a escuta, o texto “1x” fica destacado na tela. Isso significa que o áudio está sendo tocado em seu ritmo normal.

Ao clicar sobre o símbolo, essa velocidade se altera e aumenta para “1.5x”. Ao clicar pela terceira vez, ele é acelerado para “2x”, o que significa que o áudio está sendo tocado duas vezes mais rápido.

A velocidade do último áudio escutado se torna o padrão para os demais áudios. É possível também fazer com que o ritmo de reprodução volte ao normal clicando mais uma vez sobre o botão.

Embora seja novidade no WhatsApp, o aumento da velocidade de reprodução de áudios já estava disponível em apps concorrentes, como Telegram e Signal.

Para quem escuta podcasts ou assiste a vídeos no YouTube, também já se tornou comum fazê-lo em velocidades diferentes, para economizar tempo. Aliás, no ano passado, até mesmo a versão para smartphones do app da liberou a reprodução em velocidades diferentes.

Mesmo assim, a ferramenta do WhatsApp vai ser muito útil para várias pessoas que desejam agilidade no dia a dia, além de ser ótima para perder menos tempo ouvindo áudios.

Opção do WhatsApp para acelerar a velocidade dos áudios (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

 

Memes na Internet

A nova atualização do WhatsApp gerou muito rebuliço entre os internautas. Uns celebraram a conquista, outros aguardam ansiosamente a disponibilidade do recurso, enquanto outros fizeram memes com o ‘atraso' do app em comparação ao Telegram, que já acelerava os áudios há muito tempo.