Enem: Inep divulga cartilha de orientação para o exame
Participantes podem levar luvas transparentes ou semitransparentes para usar durante as provas
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
![](https://midiamax.uol.com.br/wp-content/uploads/2021/12/escrevendo_respostas.jpg)
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 está confirmado para ser realizado nos dias 21 e 28 de novembro. Para orientar os estudantes inscritos sobre as medidas sanitárias que devem ser adotadas nos dias das provas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) lançou a cartilha “Orientações gerais de prevenção à COVID-19”. Nela, os candidatos podem aprender sobre o uso de máscaras, higienização das mãos e as medidas a serem tomadas para evitar contaminação.
A cartilha traz orientações como a opção de levar luvas transparentes ou semitransparentes para usar durante a aplicação da prova; separar máscaras para usar durante a aplicação; levar frasco de álcool líquido ou em gel, que também será disponibilizado pelo Inep; e a recomendação para que cada participante leve sua própria garrafa de água para consumo.
Caso o candidato apresente sintomas da Covid-19 na semana que antecede a aplicação do exame ou em sua véspera, a orientação permanece a mesma da edição anterior: o participante nessa condição não deverá comparecer ao local de provas, podendo solicitar reaplicação na Página do Participante.
Conforme as orientações, durante a permanência nos locais de prova os participantes também deverão seguir algumas recomendações como: permanecer de máscara durante a aplicação e higienizar as mãos em caso de troca de máscara ou em qualquer tipo de contato com materiais ou pessoas durante a aplicação.
Para o dia de aplicação do Enem, o Inep apresenta orientações importantes para que os candidatos obedeçam, sendo elas: comparecer ao local de aplicação com antecedência de uma hora para facilitar a entrada; respeitar o distanciamento social e usar máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca.
Além disso, a orientação é para a leitura do cartaz que estará fixado fora do local de provas e que apresentará as orientações em relação aos procedimentos de prevenção à covid-19. Já no momento de se identificar, antes de entrar na sala de provas, o estudante precisará retirar a máscara pelo elástico para que o chefe de sala possa verificar a fisionomia e a foto do documento de identificação. Após essa etapa, deve-se higienizar as mãos com álcool em gel e seguir as demais instruções do chefe de sala.
Enem
Ao todo, o sistema do Enem recebeu 4.004.764 inscrições para a atual edição. Esse número corresponde às duas versões do exame (impressa e digital). As inscrições começaram no dia 30 de junho e se estenderam até 14 de julho.
O Exame Nacional do Ensino Médio é a maior prova de acesso ao ensino superior do país. Com o resultado da avaliação é possível pleitear o ingresso em cursos de graduação oferecidos por instituições públicas e privadas. Os principais processos seletivos são os dos programas do governo Prouni, Sisu e Fies. Além disso, atualmente 50 universidades portuguesas aceitam a nota do exame para acesso aos seus cursos.
Cronograma:
Inscrições: 30 de junho a 14 de julho
Pagamento da inscrição: até 19 de julho
Pedido de atendimento especializado: 30 de junho a 14 de julho
Pedido de tratamento pelo nome social: 19 a 23 de julho
Provas: 21 e 28 de novembro
Fonte: Agência Educa Mais Brasil
Notícias mais lidas agora
- Classificada com alto risco, moradores temem rompimento de barragem no Parque Atlântico
- Após aumento da tarifa, Consórcio Guaicurus tenta garantir repasse maior da prefeitura na Justiça
- Riedel regulamenta proibição do uso de celulares em escolas de Mato Grosso do Sul
- Em rua que nem ônibus passa, moradores do Jardim Centro Oeste ficam isolados por lama e crateras
Últimas Notícias
Desmatamento no Cerrado caiu 33% em 2024, mas ainda é elevado
Em 2023, foram 1 milhão de hectares de mata desmatados
Toyota Hilux roubada em SP é apreendida após perseguição na BR-262
Policiais fiscalizavam na BR-262 quando tentaram abordar o condutor
STF adia conclusão de julgamento sobre revista íntima em presídios
Legalidade da revista íntima vexatória nos presídios
Defensoria denuncia falta de fornecimento de fraldas no CEM
Ingressou com Ação Civil Pública em relação ao descumprimento
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.