Durante a recepção do campo-grandense Yeltsin Jacques, campeão nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, o prefeito (PSD) contou que conhece a família do paratleta desde quando o medalhista era criança. Na manhã desta terça-feira (8), ele foi recebido por fãs, amigos e familiares –  de trio elétrico, saiu de comboio do Horto Florestal, passou pelo Paço Municipal, na Avenida Afonso Pena, até a Governadoria, no Parque dos Poderes.

“Em 1992, o pai dele trabalhava na casa do meu pai. E, na época, ele falou que o filho dele estava com problema na visão. Meu pai era deputado federal e os encaminhou para um instituto em Minas Gerais, e seu Jacques [pai de Yeltsin, José Roberto Jacques] levou ele para lá. De lá, voltaram com a resposta de que o filho teria de 5% a 10% da visão”. 

Diretor da Fundação de Esporte, Cláudio Serra, à esquerda, com o campeão paraolímpico Yeltsin e o prefeito Marquinhos Trad. (Foto: Marcos Ermínio))

Com as duas medalhas no peito, o paratleta tinha dito mais cedo que a volta para cidade natal tem sido ‘espetacular' – ele chegou na noite de terça-feira (7) e, desde então, é assediado por quem quer parabenizá-lo pelas conquistas ou tirar uma foto. Para o chefe do Executivo municipal, ‘é fora do comum' ver o desempenho, especialmente por saber um pouco do histórico.

 “Hoje, aquela criança que ia em casa é o Yeltsin Jacques. É um filho daqui, Deus sabe das coisas. Eu fico imaginando seu Jacques em 1992 e hoje com o filho ganhando medalhas, como Deus é. A gente fica feliz. Ele se superou e hoje é a demonstração positiva de como vale a pena viver e ser feliz, independente dos contratempos”.