O Ministério da Educação (MEC) divulgou, no final da tarde de ontem (18), a ampliação do prazo para a convocação da lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao processo seletivo do primeiro semestre de 2021. O prazo, que terminaria às 23h59 desta quinta-feira (18), foi ampliado até 14 de abril. O edital que confirma a mudança deverá ser publicado hoje (19).

As vagas da lista de espera são aquelas que não foram preenchidas na chamada regular e ficam disponíveis para uma nova seleção. Os candidatos devem acompanhar na página do programa as convocações. Os convocados devem complementar sua inscrição em até três dias úteis, a contar a partir da data de divulgação da pré-seleção.

Após complementar a inscrição na página do Fies, o pré-selecionado terá até cinco dias, a contar do dia seguinte à data da complementação da inscrição, para apresentar na instituição para a qual foi pré-selecionado a documentação para validação. Esse procedimento também é feito, exclusivamente, na página do Fies.

Cada instituição de ensino superior tem uma Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), responsável pelo recebimento e análise da documentação exigida para a emissão do Documento de Regularidade de Inscrição (DRI), que é necessário para formalizar a contratação do financiamento.

O estudante terá dez dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente ao da emissão do DRI, para entregar a documentação exigida para fins de contratação. A validação dessas informações é feita no âmbito da agência da Caixa Econômica, indicada pelo estudante no ato da complementação da inscrição do Fies.

 

Fundo de Financiamento Estudantil

O Fies é destinado aos estudantes que não têm condições de pagar as de uma privada. Ao abrir as inscrições, os interessados devem se inscrever de forma gratuita no site do FiesSeleção, atendendo a alguns critérios, como ter um fiador e uma renda familiar bruta que não ultrapasse cinco salários mínimos.

Neste primeiro semestre de 2021, o programa ofertou 40 mil vagas e utilizou as notas de 2010 a 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como um dos critérios de avaliação. Os estudantes precisaram comprovar média de 450 pontos no e média acima de zero na redação.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil