Com os preços nas alturas, os brasileiros sempre foram fãs de uma boa promoção. A pandemia trouxe ainda mais impacto na economia, resultando num poder aquisitivo menor já que praticamente tudo aumentou de valor, e Campo Grande não escapou desse cenário. Por isso, o jeito mesmo é economizar e encontrar maneiras de pagar mais barato a hora das compras.

O publicitário Ed Ádan Ribeiro Souza, 26 anos, é conhecido como o “Zé da promoção” em sua casa. Ele contou ao Midiamax que tem um calendário de descontos para aproveitar as melhores épocas de compras. A Black Friday, inclusive, é o momento do ano mais aguardado pelo jovem.

“Períodos de descontos são ótimos porque podemos nos programar melhor e conseguir pechinchar aquele item que temos guardado na wishlist”, explica o publicitário, que segue uma rotina para organizar suas finanças mensais e não ficar no aperto.

“Ponho na ponta da caneta todos os gastos previstos, faturas e também o dinheiro que vai entrar. É uma boa pra evitar aquele sufoco de gastar mais do que se pode e depois cair no desespero. E o lado bom é que dá pra traçar metas e conquistar itens da sua lista de desejos, guardando um dinheirinho extra que não vai fazer falta no orçamento do mês”.

Outra dica que ele acha importante para se manter motivado é criar um quadro de metas e organizar os valores que precisa investir em cada item. Na compra de roupas, Ed também segue uma prática infalível para trocar o guarda-roupa sem gastar horrores: só compra em época de troca de coleções. “As coleções são trocadas nos cabides e o desconto é certo nas peças mais antigas”, explica.

No supermercado, o sistema é o mesmo. Ed vai com o celular na mão para conferir a lista de compras e somar na calculadora, tudo para evitar gastar dinheiro desnecessário em itens não planejadas.

“Faço meu roteiro do lado inverso também, começo na sessão de carnes e hortifruti e venho em direção aos primeiros corredores. Isso porque o que realmente precisamos está escondido nas últimas prateleiras, assim você compra o que precisa e evita distrações ao longo do trajeto”, explica o publicitário.

Ed ainda fala que o segredo para comprar mais barato é planejamento e disciplina, uma vez que ter os produtos deve ser motivo de satisfação e não dor de cabeça. “Organizando sua rotina financeira mês a mês, fica fácil dispensar gastos desnecessários e investir seu dinheiro naquilo que realmente quer”, diz Ed Ádan.

Pedir desconto

Além de planejamento financeiro, o engenheiro civil Daniel Benitez Bevilaqua, 25 anos, disse que nunca compra nada sem antes pedir desconto. Ele guarda o dinheiro que precisa e sempre paga à vista, uma vez que consegue um desconto maior. Outra prática que ele não deixa de lado é criar intimidade com os vendedores.

“Tento buscar uma proximidade com os vendedores, uma certa amizade, assim você conquista quem está vendendo e isso ajuda a conseguir um desconto ou até mesmo um bônus. Comprar sempre no mesmo lugar e com o mesmo vendedor são coisas que costumam ajudar também”, comenda o engenheiro ao Midiamax.

Por isso, nada de ter vergonha na hora de pedir desconto, já que todos os produtos têm uma margem de redução no valor cheio. “Se o vendedor gostar de você, quem sabe não ganha um brinde? ”, diz Daniel.

Dicas para comprar mais barato

Você pode recorrer a inúmeras alternativas para pagar menos nas lojas físicas e online. Existem, por exemplo, vários grupos e comunidades na Internet para ficar por dentro dos melhores produtos a preços acessíveis. Veja mais alguns passos que você pode seguir para economizar:

Pesquise em várias lojas: assim você consegue fazer uma média de preço e ver qual lugar está cobrando menos;

Utilize cupons de desconto: os cupons de desconto são muito famosos, principalmente em compras online. Para encontrá-los, você pode recorrer à influenciadores digitais, sites que disponibilizam o código ou até mesmo fazer a primeira compra em algum lugar.

Pague à vista: você consegue maior desconto pagando à vista e ainda evita dezenas de parcelas que podem vir com juros inclusos.

Negocie: deixe a vergonha de lado e negocie com o vendedor até conseguir atingir um valor que seja legal para o seu bolso.