Que morador de não conhece a tradicional sopa paraguaia? Apesar do nome, o quitute não tem nada de “sopa” e é muito consumido no Estado. Esse é um bolo salgado preparado com , cebola, queijo, ovos e leite. A receita com milho é muito comida no lugar do pão, como acompanhamento, ou até substituto de prato principal.

Engana-se quem pensa que a receita demanda tempo e muitos ingredientes. Com paciência e muita vontade é possível fazer esse delicioso prato.

Ingredientes para fazer Sopa paraguaia tradicional:

Como fazer Sopa paraguaia tradicional:
1

Pique as cebolas e leve ao fogo médio-baixo com um fio de óleo. Refogue por uns 5 minutos, sem deixar dourar, somente até ficarem macias.

Receita de Sopa paraguaia tradicional - Passo 1
2

Quando a cebola estiver macia, retire para uma tigela ou para o copo do liquidificador. Adicione os ingredientes líquidos (o leite, os ovos batidos e o óleo) e bata para misturar tudo.

Dica: O preparo será mais prático se você bater estes ingredientes no liquidificador. No caso de preferir misturar na tigela, use um batedor de arames (fouet)

Receita de Sopa paraguaia tradicional - Passo 2

Em seguida coloque o flocão e o queijo picado ou ralado. Misture bem e, por fim, incorpore o fermento e tempere com sal e pimenta a gosto. Se a sua sopa paraguaia ficar numa consistência quase líquida não se preocupe, é assim mesmo.

Dica: Se quiser, neste momento pode acrescentar outros ingredientes a gosto, como milho, carne seca, tomate, etc.

Receita de Sopa paraguaia tradicional - Passo 3
4

Verta esta sopa paraguaia com flocos de milhonuma forma untada com manteiga ou forrada com papel manteiga. Cubra com papel alumínio e leve a assar no forno preaquecido a 180ºC por 50 a 60 minutos. Depois destape e deixe por mais 10 minutos, ou até ficar douradinha, praticamente gratinada.

Dica: Para saber se a sopa paraguaia está pronta, pique-a com um garfo ou faca: ela deverá estar cremosa, numa consistência semelhante a pudim.

Receita de Sopa paraguaia tradicional - Passo 4
Retire do forno e deixe seu bolo sopa paraguaia esfriar um pouco antes de cortar. Está pronto! Sirva como refeição principal, acompanhada de salada simples. Bom apetite!