A Gruta do Lago Azul, um dos pontos turísticos mais emblemáticos de Mato Grosso do Sul, retomará atividades nesta quinta-feira, 18. O atrativo estava fechado desde março de 2020 e agora, um ano depois, foi devidamente autorizado a voltar a receber os turistas e visitantes para se encantarem com a beleza do lugar, uma das maiores cavidades inundadas do planeta. 

Na manhã desta quarta, 17, a imprensa foi convidada para uma visita no cartão postal bonitense, claro que eu estava presente e tive a oportunidade de estar no lugar pela primeira vez e me encantar com os tons de azul que brilham no lago e as formações geológicas da caverna. A ação foi desenvolvida pela Secretária de Turismo, Indústria e Comércio e faz parte do cronograma de reabertura do atrativo. 

Recentemente, Bonito recebeu o selo Safe Travels como um dos destinos turístico mais seguros do país, que cumprem todos os protocolos de biossegurança de prevenção ao Covid-19.

Após um ano fechada, Gruta do Lago Azul retoma atividades a partir do dia 18 
Representantes da imprensa e criadores de conteúdo em visita (foto: Leandro Marques)

Com todos os procedimentos de segurança e higiene, os cuidados são levados à risca, pois trata-se de um lugar de preservação e com existência de espécies raras e curiosas, como um crustáceo pré-histórico, tão antigo quanto os dinossauros, que é tipo um camarão de água doce denominado Potiicoara Brasiliensis, catalogado em 2002. 

O Passeio 

Tudo começa com uma trilha de 200m até a entrada da cavidade. Ao descer na Gruta do Lago Azul, precisamos descer uma escadaria íngreme de cerca de 300 degraus, o que equivale a 150m de altura até o lago de águas azul turquesa. Durante a descida, o guia faz algumas paradas para fotos, descanso e contemplação. O retorno segue pelo mesmo percurso. 

Após um ano fechada, Gruta do Lago Azul retoma atividades a partir do dia 18 
Impressionado como é lindo! (foto: acervo pessoal)

Curiosidades 

Em mergulhos na Gruta do Lago Azul, foi descoberto inúmeros fósseis de animais extintos, como a Preguiça Gigante, Tigre Dente-de-Sabre, Mastodontes e outras espécies. Assim, parte da evolução de nossa história vem sendo estudada por alguns paleontólogos que ainda buscam respostas na Gruta do Lago Azul.