Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Acervo com a história de Campo Grande ganhará nova sede e terá exposições para população

Também há processo para digitalização dos arquivos
Arquivo -
Registro da Avenida Afonso Pena
Registro da Avenida Afonso Pena

O Arca (Arquivo Histórico de ) vai ganhar nova sede e a ideia, com a mudança prevista para ser concluída até dezembro, é abrir novamente o espaço para a população pesquisar a história da cidade e ainda conhecer exposições artísticas temporárias e permanentes. Ainda há projeto em andamento para digitalização do acervo, outra forma de acesso ao conteúdo que será disponibilizada em breve.

A novidade vem após a (Secretaria Municipal de e Turismo) confirmar, em setembro deste ano, a mudança do Arca de local. Isso porque o prédio antigo, na Rua Pedro Celestino, não oferecia segurança ao acervo, que poderia sucumbir em minutos em caso de um incêndio, aos moldes das tragédias que destruíram o Museu Nacional do Rio de Janeiro e a Cinemateca em São Paulo.

O ‘upgrade’ no acervo deverá contemplar itens históricos de grande valor à cidade: são manuscritos, impressos e material fotográfico da Capital entre 1905 a 1970. Por exemplo, documentos como o Código de Posturas, a Planta do Rocio de Campo Grande, de 1909, além de documentos da Intendência, atual Paço Municipal, plantas arquitetônicas desde 1919 e coleções de jornais da década de 1940 a 1980. 

“Em 1909, a Intendência Municipal contratou o engenheiro Nilo Javari Barém para realizar o desenho da planta urbana de Campo Grande. Em junho do mesmo ano, ela foi apresentada, mas sua realização e as providências a serem tomadas na cidade implicaram na reestruturação do Código de Postura aprovado em 1905. O novo modelo teve fortes influências das ideias positivistas, predominante entre os intelectuais brasileiros”, traz um trecho de publicação, quando o assunto digitado no Google é ‘Planta do Rocio de Campo Grande’.

Para quem ama, é um prato cheio para conhecer a história da cidade. E quem não é tão fã pode, ao menos, saber as curiosidades do lugar onde mora. Aberto para toda a comunidade, o local costuma receber mais estudantes, professores, acadêmicos e autores de obras que buscam documentos comprobatórios.

Mudança

Atualmente, o arquivo fica na Rua Pedro Celestino e, aos poucos, é levado para um imóvel na Rua Brasil, que já abrigou a extinta Fundac (Fundação de Cultura) e Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo). “O Arca está lá há quase 20 anos, mas o prédio tem problema estrutural, não é adaptado. Já iniciamos a mudança, mas demora porque o acervo é grande e pesado, o transporte é delicado”, explicou o secretário de Cultura, Max Freitas.

“O novo local está remodificado, com acessibilidade, banheiro, a população vai poder fazer pesquisa. Também vamos conseguir fazer exposição de materiais históricos de Campo Grande, temporárias e permanentes. No atual não acontece, a estrutura não comporta”. 

Sem nada online atualmente, o processo de digitalização já foi iniciado, mas levará mais tempo do que a alteração de endereço da Arca. A previsão é que pelo menos 50% do acervo seja digitalizado na primeira fase. No site da Prefeitura de Campo Grande, é possível  baixar revistas, livros, artigos, sobre o arquivo, mas nenhum documento original — já que ainda está sendo digitalizado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
14 de julho

Fechamento da rua, regularização de ambulantes e mais lixeiras: audiência sugere soluções para 14 de Julho

VÍDEO: Tombamento de carreta no Anel Rodoviário leva uma vítima para unidade de saúde

Trabalhador pode ter sido atropelado pelo próprio caminhão da Solurb na Duque de Caxias

Melania Trump “very british” ao chegar no Reino Unido

Notícias mais lidas agora

João Resende, do Consórcio Guaicurus, foi indiciado por repasse de R$ 32 milhões a ‘empresa-irmã’

Promotor do MPMS denunciado por ‘amolecer’ investigação contra prefeito estica inquérito por mais um ano

bolsonaro

Jair Bolsonaro está com câncer de pele, diz médico

Quem criou a PEC da Blindagem? Conheça o autor da proposta

Últimas Notícias

Polícia

Idoso acusado por estupro de netos em São Paulo é preso em MS

O idoso foi conduzido à Depac

Brasil

Lula sanciona lei contra adultização de crianças nas redes

A proposta foi aprovada pelo Congresso Nacional no fim do mês passado

Polícia

329 Kg de cocaína em carga de milho que seria levada a Santos é apreendida em MS

Confessou ter recebido a droga no interior do Mato Grosso

Brasil

CCJ do Senado aprova relatório que regulamenta reforma tributária

Criação e funcionamento do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços