MidiaMAIS

5 fatos mostram que Zé Trovão bolsonarista jamais seria amado por Ana Raio

Caminhoneiro tem chamado atenção em movimento pró-Bolsonaro

João Ramos Publicado em 09/09/2021, às 11h15

Ana Raio, do folhetim da Manchete se apaixonaria pelo Zé Trovão youtuber?
Ana Raio, do folhetim da Manchete se apaixonaria pelo Zé Trovão youtuber?

Figura popular entre apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, o caminhoneiro e youtuber paulista Marcos Antônio Pereira Gomes é um dos assuntos mais comentados do Twitter no Brasil nesta quinta-feira (9). No entanto, Marcos é conhecido por seu famoso apelido, que praticamente se tornou um novo nome: Zé Trovão.

Ele foi projetado pela organização de protestos pró-bolsonaristas no feriado da Independência em 7 de setembro e segue em destaque convocando caminhoneiros a paralisarem e interditarem rodovias pelo país — justamente por isso acabou indo parar nos trending topics e se tornou o "assunto do momento".

Influente entre a categoria que ganha o pão pelas estradas e forte líder do movimento, Zé Trovão foi prontamente atendido pelos mesmos, que dominaram as rodovias brasileiras simplesmente para demonstrar apoio ao presidente Jair Bolsonaro.

O pseudônimo, ou nome artístico, é em alusão ao personagem protagonista de uma folclórica telenovela brasileira: "A História de Ana Raio e Zé Trovão", produzida e transmitida pela extinta TV Manchete entre 1990 e 1991. Fenômeno nacional, o folhetim abordava o universo dos peões de rodeio e das caravanas que percorrem o Brasil com essas competições.

Almir Sater e Ingra Lyberato protagonizaram história de 1990
Almir Sater e Ingra Lyberato protagonizaram história de 1990

Sempre com um chapéu na cabeça e enrolado na bandeira do Brasil, o Zé Trovão bolsonarista só tem duas coisas em comum com o protagonista da novela da Manchete: o chapéu e o nome. De resto, o popular youtuber não lembra em nada o peão da romântica história dos anos 90, interpretado pelo cantor Almir Sater.

Será que a Ana Raio (Ingra Lyberato)se apaixonaria por este Zé Trovão das manifestações? 5 fatos provam que não. Confira:

Fala agressiva

Diferente do Zé Trovão de Almir, Marcos Antônio se expressa de maneira agressiva. No folhetim, a personagem de Ingra Lyberato se apaixonou justamente pela sutileza e a ausência da brutalidade em um peão pacífico, respeitador e cordial.

Autoritarismo

Outro ponto que diferencia as figuras que usam o mesmo pseudônimo é o autoritarismo. Pouco (ou nada) democrático, o Zé Trovão caminhoneiro jamais permitira que uma mulher disputasse em rodeios: e pior, que ganhasse dele. Nada autoritário, o Zé Trovão da trama se encantava e tinha orgulho de ver a mulher competir, por vezes, até chegando a desbancá-lo. Para o protagonista, a democracia era um dos pilares mais importantes na vida de qualquer pessoa.

Vídeos viralizam pelo tom odioso (Foto: Reprodução)
Vídeos viralizam pelo tom odioso (Foto: Reprodução)

Sem romance

Composições de amor, canções a todo momento. Sela presenteada, cavalos e uma vida compartilhada. Extremamente romântico, o protagonista da novela da Manchete conquistou sua amada pelas ações simpáticas, delicadas e afetivas. Zé Trovão colocava afeto em tudo o que fazia. Já o caminhoneiro, só sabe se expressar bufando e com sangue nos olhos. Será que existe amor e romantismo nesse coração? Aparentemente não.

Conflitos

Enquanto o Zé Trovão da novela tentava resolver todos os conflitos possíveis: os seus e os de todo mundo, o Zé Trovão da atualidade promove o caos. Semeando a discórdia e sempre dando ordens, o caminhoneiro mobiliza protestos que ocorrem desde esta quarta-feira em todo o país. 

Casal encanta pela história mesmo após 30 anos do fim da novela
Casal encanta pela história mesmo após 30 anos do fim da novela

Não é cantor

Ah, e é claro que Ana Raio foi fisgada pela voz de Almir Sater, ou, melhor dizendo, de Zé Trovão. Não há nem como comparar a qualidade vocal entre os Zés Trovões em questão. Apesar da potência vocal, o youtuber não agradaria os ouvidos da peoa, até pela entonação que sempre usa e por não compor e cantar músicas lindas e apaixonadas feitas especialmente para ela.

Sempre enrolado na bandeira do Brasil, Zé Trovão está tendo suas contas na internet derrubadas com frequência (Foto: Reprodução)
Sempre enrolado na bandeira do Brasil, Zé Trovão está tendo suas contas na internet derrubadas com frequência (Foto: Reprodução)

A explosão de Zé Trovão caminhoneiro fez o bolsonarista ofuscar o Zé Trovão original. Em qualquer campo de busca, seja no Google, no YouTube, Instagram e Facebook, ao digitar o nome na pesquisa, os primeiros e principais resultados exibem informações envolvendo o youtuber. Seria o fim do antológico personagem dos rodeios da novela da Rede Manchete?

Jornal Midiamax