O primeiro museu subaquático de água doce do mundo já estava sendo aguardado há muito tempo. Nesta semana, ele foi inaugurado como um dos principais pontos turísticos de Bonito, na Nascente Azul.

A ideia foi criar um espaço em que os artistas locais pudessem se expressar através de suas obras de arte. Na primeira exposição, estátuas submersas tratam de temas como a sustentabilidade e a preservação ambiental.

O museu subaquático da Nascente Azul é o único do mundo em um ambiente de água doce, instalado em um lago com cerca de 4 mil m² e 4 metros de profundidade, onde já acontece a atividade do mergulho com cilindro. As obras de arte integram à natureza que circunda o lago, servindo de abrigo para os peixes.

Por sua vez, o ecossistema local e a própria água, que possui uma alta concentração de calcário, vão aos poucos transformar essas peças. As estátuas são lapidadas de forma única pela natureza, criando obras de arte ainda mais exclusivas, trabalhadas em conjunto pelo ser humano e pelo meio ambiente.

Como visitar o museu subaquático 

Para conhecer o museu subaquático, o visitante deverá realizar o mergulho com cilindro. Por ser realizado em um ambiente controlado, o mergulho não requer nenhum tipo de curso ou certificado prévio e é indicado para iniciantes.

Os grupos, de até quatro pessoas, são acompanhados por um instrutor credenciado e crianças a partir de 10 anos já podem mergulhar.