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Saiba como aproveitar seus contatos do WhatsApp para vender mais

Nos últimos tempos o WhatsApp se tornou uma potente ferramenta de comunicação. Saiba como usa-la para vender mais.

Produção Publicado em 17/12/2020, às 08h49

Foto : REUTERS/Dado Ruvic
Foto : REUTERS/Dado Ruvic - Foto : REUTERS/Dado Ruvic

Nos últimos tempos o WhatsApp se tornou uma potente ferramenta de comunicação. E devido aos recursos que ele oferece e à facilidade de encontrar as pessoas, o meio também se tornou muito viável para o mundo dos negócios, em especial, para realizar vendas.

Entretanto, mesmo com este potencial, grande parte dos empreendedores ainda não a utiliza, seja por não se adaptar ou pela dificuldade de criar uma estratégia. Mas um movimento recente vem mudando este cenário.

O SAC das Casas Bahia, por exemplo, que uma das maiores redes de lojas nacional, vem oferecendo a possibilidade de compras via WhatsApp, com a campanha “Me chama no zap”, onde o cliente informa o CEP e um dos 20 mil vendedores disponíveis espalhados pelo Brasil realiza o atendimento de segunda a sábado, das 9h às 17h30 (exceto feriados).

Além disso, outras empresas, em especial do varejo, estão incluindo a ferramenta para aumentar suas vendas, entre elas Americanas, Havan, Ponto Frio, Ricardo Eletro, Fast Shop, etc.

Saiba quais estratégias adotar para também incluir a ferramenta em seu negócio!

1- Comece pela organização de seus clientes

Uma boa prática inicial para começar a vender pelo WhatsApp é organizar os contatos que você tem disponíveis.

Dê uma boa olhada em sua agenda e identifique ali quais são os potenciais clientes. Você pode renomeá-los, criar grupos de acordo com o tipo de produtos que deseja vender, etc.

2- Migre para o WhatsApp Business

O WhatsApp Business é uma versão gratuita do aplicativo de mensagens voltada a empresas, em especial, para negócios de menor porte –, para empresas maiores, é indicado usar a API do WhatsApp.

Entre as funções disponíveis no WhatsApp Business estão: conta comercial com o nome da empresa, localização, catálogo de produtos, estatísticas de mensagens, etc.

Além disso, a versão também possui alguns recursos de respostas automáticas. Porém, idealmente, elas devem ser usadas como moderação, já que um atendimento personalizado faz muita diferença na hora de realizar uma venda.

3- Crie um relacionamento verdadeiro com os clientes

Ainda que o seu objetivo seja vender, você pode atrelar a ele conteúdos que aproximem o seu público.

Um exemplo, caso você trabalhe como calçados, seria interessante enviar dicas de usos, formas de limpá-los, maneiras de usar cadarço, etc.

Outra dica é explorar formatos, enviando vídeos, imagens personalizadas, figurinhas, entre outros. Também vale tratar mais diretamente sobre gostos pessoais de seus clientes, enviando conteúdos de assuntos que eles mais gostem.

Apenas tome cuidado com a quantidade de conteúdo que envia, para que não se torne cansativo, e também se atente para não ultrapassar uma barreira segura com clientes que você não possua uma relação tão próxima.

4- Use o status do WhatsApp

Assim como o formato Stories do Instagram e Facebook, o Status do WhatsApp também tem grande alcance, sendo comum que os usuários deem uma olhada nos conteúdos que os seus contatos estão divulgando.

Portanto, faça atualizações ao menos diárias ali. De preferência, utilize a dica anterior e não promova apenas produtos, disponibilize conteúdos interessantes que irão chamar atenção e criar uma lembrança sobre você.

5- Foque em responder o mais breve possível

Por fim, lembre-se que não basta apenas atrair possíveis consumidores, você deve cuidar deles.

Quando conseguir chamar a atenção de alguém, seja relacionado ao(s) produto(s) que você vende ou sobre algum conteúdo que você fez, lembre-se de responder o mais breve possível.

Atualmente, praticamente todas as pessoas vivem conectadas boa parte do dia, com milhares de novas informações chegando a todo momento, portanto, respondê-la brevemente vai fazer com que o assunto que ela iniciou com você não seja perdido.

Ainda que você não realize a venda naquele momento, existe a chance de o seu bom atendimento ser recordado em outra ocasião que o cliente necessitar de algo.

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