Sem receber visitas, idosos sentem saudade de abraços e da família durante pandemia
Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, idosos precisaram receber mais cuidados e atenção, por fazerem parte do grupo de risco do Covid-19. Com isso, o Poder Público suspendeu as visitas em asilos do Estado, o que acabou mudando a rotina dos abrigos e trazendo um pouco de solidão, saudade de abraços e da […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, idosos precisaram receber mais cuidados e atenção, por fazerem parte do grupo de risco do Covid-19. Com isso, o Poder Público suspendeu as visitas em asilos do Estado, o que acabou mudando a rotina dos abrigos e trazendo um pouco de solidão, saudade de abraços e da família.
Conforme o Asilo São João Bosco, o local tinha frequência em receber, além de familiares, voluntários que alegravam os idosos. Com a suspensão de visitas, o contato passou a ser virtual. O voluntariado passou a fazer ligações por plataformas onlines, como tentativa de minimizar a carga emocional e enviar um “abraço virtual”.
“Eles sentem (solidão), porque tinham muita visita, hoje já não tem mais porque não pode entrar ninguém, nem terceiros na instituição. Eles têm os cuidadores, os profissionais que trabalham diretamente com eles na parte de afeto, e que dão conta de tudo. Nós tínhamos muitos voluntários, mas o atual momento pede isso, que suspenda o voluntariado. A gente está tratando como algo desafiador. Os voluntários são importantes em diversas formas, e que também estão nos ajudando virtualmente, não deixamos de ter o contato”, explica Joyce Zanni, da equipe de marketing do asilo.
Ela conta que as famílias também tem sentido falta dos abraços e estão entrando em contato por meios virtuais. “Aqueles que não podem visitar, a maioria é família, estão entrando em contato virtualmente, principalmente por meio da assistente social e da pedagoga que desenvolve essa atividade mais específica diretamente com os idosos da instituição”, disse.
Segundo a superintendente Executiva do asilo, Cleopatra Shamah, eles foram levados a refletir e se adaptar para não colocar em risco a vida dos idosos. A administração teve que adotar medidas de isolamento e se distanciarem da sociedade. O Asilo São João Bosco acolhe cerca de 70 idosos, e conta com doação de alimentos e produtos de higiene. Para ser um doador clique aqui.
No Lar de Idosos Casa de Luz, é uma casa de acolhimento particular, e a diretora e proprietária explica que alguns filhos chegaram a disponibilizar computadores para que fizessem vídeochamadas.
“A sociedade tende a entender que um asilo é solitário, mas aqui eles recebem o suporte necessário. Nesse momento de pandemia, nossos cuidadores redobraram os cuidados. Alguns filhos ou parentes já ligavam com frequência, mas atualmente ligam todos os dias para saber como estão. Eles sentem falta, nós explicamos que isso logo passará, e damos o carinho que exigem”, explica.
Em Mato Grosso do Sul, registrou 2 mortes em asilos e 10 pessoas contaminadas pela doença. Alunos da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em parceria com a SES (Secretaria Estadual de Saúde), irão visitar cerca de 600 casas de repouso para realizar o teste rápido de Covid-19, nos próximos dias.
Notícias mais lidas agora
- Dívida de drogas teria motivado assassinato de ‘Pinguim’ em confraternização, segundo amigos
- Adolescente morre na Santa Casa dois dias após bater na traseira de carreta na BR-262
- Família procura por irmãos de 5 e 7 anos que desapareceram no Jardim Leblon
- VÍDEO: carro de motorista por aplicativo pega fogo no Tijuca
Últimas Notícias
Bares se empolgam, mas comércio teme horário a mais na 14 de Julho em dezembro: ‘públicos diferentes’
O centro de Campo Grande vai viver uma experiência nova neste final do ano. Com a recente vida noturna da Rua 14 de Julho, o tradicional horário estendido do comércio da Capital vai coexistir com a agitação da noite na principal via comercial e coração do município. Entretanto, há uma aparente discordância entre os setores…
Arábia Saudita reduz tensão com o Irã e endurece críticas a Israel
O tom adotado contrasta com a realidade que o Oriente Médio vivia há menos de dois anos, quando sauditas e iranianos eram arquirrivais
Empresa de engenharia vence pregão presencial para realizar serviços de tapa buraco por R$ 1 milhão
A Prefeitura Municipal de Camapuã divulgou, nesta quinta-feira (21), por meio de publicação do Diário Oficial da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), o resultado do Pregão Presencial nº 015/2024, que visa registro de preço para futura e eventual contratação de empresa para execução de serviços de tapa buraco. De acordo com…
Deputado do agro quer comissão externa para ‘colocar dedo na ferida’ do Carrefour
O deputado afirma que há antecedentes “graves” da rede de supermercados francesa no País ligados a violações raciais, ambientais e trabalhistas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.