Uma programação totalmente on-line foi idealizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) para comemorar a Semana Nacional da Matemática. Durante esta semana serão feitas várias lives (atividades transmitidas em tempo real) sobre diversos temas a exemplo da importância da ciência diante de um problema de saúde tão grave como a Covid-19.

Para esta terça-feira, 5, está programada uma entrevista com o biólogo e microbiologista Atila Iamarino. A conversa, que vai ser mediada pelo diretor do IMPA, Marcelo Viana terá como tema a importância da ciência e da matemática no combate à doença causada pelo novo .  Para ter acesso às lives, basta acessar o perfil do Instagram do instituto.

No Dia Nacional da Matemática, quarta, as discussões estarão em torno do projeto “Livro Aberto de Matemática”, que produz uma coletânea de livros didáticos dessa área para a educação básica. Para esse debate, os convidados serão o professor da Universidade Federal Fluminense Humberto Bortolossi e o diretor da Escola de Matemática da Universidade Federal do Estado do , Fabio Simas, um dos criadores do “Livro Aberto”.

A programação inclui, ainda, uma live com o coordenador-geral da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), Carlos Gustavo Tamm. Juntamente com Samuel Barbosa, que é professor da Universidade Federal da e líder de equipes em torneios internacionais como a Romanian Master of Mathematics, os pesquisadores conversarão sobre o mundo das competições científicas.

Para encerrar a comemoração, o Instituto preparou uma conferência on-line (webinário) que ocorrerá na sexta-feira, 8, às 11h. Os palestrantes Marcelo Viana, diretor geral do IMPA, Luciano Irineu, pesquisador do IMPA, Tiago Pereira, pesquisador do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de , e Sabine Rightti, da ciência, abordarão o tema “Matemática em Tempos de Crise” com foco na crise sanitária. Essa programação também pode ser acessada pelo canal do IMPA no You tube.

 

*Com Informações da Agência Brasil

Fonte: Agência Educa Mais Brasil