Fies: mantenedoras de ensino superior precisam cadastrar vagas para financiamento neste mês

O sistema de inscrição do programa ficará aberto até o dia 23 de junho para as mantenedoras que desejam participar do Programa do Ministério da Educação (MEC).
| 16/06/2020
- 18:58
Fies: mantenedoras de ensino superior precisam cadastrar vagas para financiamento neste mês

Está aberto o período para as mantenedoras de instituições de ensino superior manifestarem interesse em ofertar vagas pelo (Fies) para o segundo semestre de 2020. A novidade é que a partir desta edição os processos seletivos do Fies passam a ser independentes dos processos seletivos do P-Fies, que passa a ser regido por instrumento normativo próprio.

A realização da inscrição por parte das mantenedoras de ensino é o primeiro passo do processo seletivo do Fies. O sistema de inscrição do programa ficará aberto até o dia 23 de junho para as mantenedoras que desejam participar do Programa do Ministério da (MEC).

Conforme o MEC, todos os procedimentos necessários à emissão e à assinatura do Termo de Participação por parte das mantenedoras deverão ser realizados exclusivamente por meio do sistema informatizado do Fies (SisFies), disponível no endereço eletrônico http://fiesoferta.mec.gov.br/.

Esse processo possibilita a oferta de vagas para o Fies por parte das mantenedoras de instituições de ensino superior. Feito isso, o MEC selecionará as vagas a serem ofertadas para, então, começar o período de inscrição dos estudantes e a classificação e pré-seleção dos candidatos.

Para isso, as mantenedoras deverão disponibilizar meio digital e sistema eletrônico apropriado para o envio de documentação e interação com os estudantes. Com a anuência das instituições de ensino e bancárias, o estudante poderá ser dispensado de comparecer presencialmente para a assinatura de documentos referentes ao contrato de financiamento do Fies.

“Essas medidas possibilitarão, inclusive, o cumprimento das regras de isolamento social estabelecidas em diferentes localidades do país”, destaca o diretor de Políticas e Programas da Educação Superior, Edimilson Costa Silva.

 

Fies

O Fies é um programa do Ministério da Educação de financiamento estudantil destinado a financiar, prioritariamente, estudantes de cursos de graduação Para concorrer às vagas é utilizada a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de edições a partir de 2010.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Veja também

Mo Li Kai-yin passou por duas cirurgias após ser atingido por telão de LED no final de julho

Últimas notícias