Foi lançado na manhã desta terça-feira (11) na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo a programação oficial para o . Neste ano, a lista trará 48 eventos para os amantes da festa e também revive o “Morena Folia”, com show na Avenida Fernando Corrêa da Costa. A programação vai até dia 29 de fevereiro.

A cerimônia contou com a presença de personalidades da política campo-grandense como o (PSD), o Secretário Especial Carlos Alberto de Assis, representando o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o Presidente do Conselho do Turismo Marcelo Mesquita, presidente do Conselho Municipal de Cultura, André Vilela e a Secretária Municipal de Cultura Melissa Tamaciro. O evento terá do Governo do Estado.

“Muitos não gostam e muitos aplaudem, mas é verdade que haverá espaço para todos os gostos e todos os sabores. É necessário que brinquem com alegria, sem violência porque a nossa cidade é formada por homens e mulheres do bem, e somos exemplos em tudo que a gente faz. Boa festa a todos”, reiterou o prefeito Marquinhos Trad.

Carnaval 2020 contará com 48 eventos e retorno de clássico de Campo Grande
Prefeito Marquinhos Trad fala sobre as expectativas para o Carnaval 2020 (Foto: Marcos Ermínio, Jornal Midiamax)

A Secretária de Cultura Melissa Tamaciro relembrou a importância da festa para o Brasil e história do Carnaval de com os blocos nos clubes, que marcaram a vida noturna com presença de celebridades, e relembrou a primeira escola de samba da cidade, a Acadêmicos do Samba e o primeiro bloco, o Bloco do Fubá.

“O Carnaval pra gente tem um valor muito maior do que uma simples festa. Tem um fator afetivo. O que mais batalhamos para o Carnaval de Campo Grande é entendermos a festa como um patrimônio e maneiras de ter uma harmonia, uma sinergia. Há a possibilidade de fazermos história”, constatou Tamaciro.

Além, a cerimônia também contou com a presença de líderes das Escolas de Samba do Brasil, do presidente da Liga das Escolas de Samba de Campo Grande Eduardo Neto, e com a bateria, mestre-sala e porta bandeira e rainha de bateria da GRES Catedráticos do Samba, que deu um gostinho para os presentes de como estará a Passarela do Samba no fim de fevereiro.

Carnaval 2020 contará com 48 eventos e retorno de clássicos de Campo Grande
Escola de Samba GRES Catedráticos do Samba fez presença e deu prévia da animação do Carnaval 2020 (Foto: Marcos Ermínio, Jornal Midiamax)

Acessibilidade e Inclusão

O Bloco Nada Sobre Nós, Sem Nós também fez presença no lançamento e trouxe a discussão sobre a necessidade da acessibilidade na folia. Fundado em novembro de 2018, o Bloco reúne pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida da capital.

“Participei do ano passado, éramos 50 foliões. Neste ano, iremos para a rua com 200 foliões com e sem deficiência. O Carnaval, para nós pessoas com deficiência, ficar de forma inclusiva é muito importante. Estamos mostrando que também precisamos de cultura e lazer, e de forma inclusiva é maravilhoso. Somos pessoas comuns apenas com uma limitação física”, relata a participante Glauce Lopes.

Carnaval 2020 contará com 48 eventos e retorno de clássicos de Campo Grande
Glauce Lopes participa pela 2ª vez do bloco inclusivo “Nada Sobre Nós, Sem Nós” (Foto: Marcos Ermínio, Jornal Midiamax)

O Carnaval 2020 contará com 48 eventos espalhados por Campo Grande com destaque para o tradicional desfile das 8 Escolas de Samba na Praça do Papa nos dias 24 e 25 de fevereiro, e os já conhecidos blocos de rua na Esplanada Ferroviária, com o Capivara Blasé e o Cordão da Valú.

Também haverá uma novidade: o retorno do Carnaval da Av. Fernando Corrêa da Costa, o Morena Folia, que terá shows nacionais como da dupla Henrique e Diego e da banda Bokaloka e Artpopular, dos dias 22 a 25 de fevereiro. A programação dura até o dia 29 de fevereiro.

Confira a programação completa abaixo: