Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Catedráticos do Samba mostrará o “Brasil de 3 raças” na busca da vitória na Passarela

GRES Os Catedráticos do Samba trará para a Passarela do Samba a miscigenação do Brasil, narrando a trajetória do homem branco, dos negros e dos índios
Arquivo -

Sempre figurando entre as primeiras do grupo, a GRES Os Catedráticos do Samba trará para a Passarela do Samba a miscigenação do Brasil, narrando a trajetória do homem branco, dos negros e dos índios com cores vibrantes e uma aula de história.

A história da presidente com a Catedráticos do Samba começou ao conhecer o marido, seu Carlão, apaixonado por futebol e Carnaval, e que decidiu montar sua própria agremiação ao sair da Acadêmicos do Samba há 45 anos.

Dona Marilene entrou em sua vida cerca de de 5 anos após a fundação da Catedráticos quando decidiu desfilar na Escola pela primeira vez. Desde então fez parte da história da agremiação preta e branca e construiu a família de 5 filhos, todos mestres carnavalescos. Assumiu o posto de presidente com a morte do marido, há 14 anos.

Catedráticos do Samba mostrará o “Brasil de 3 raças” na busca da vitória na Passarela
A presidente Marilene Pereira e o carnavalesco Paulo Mathias são parte da direção criativa da tradicional GRES os Catedráticos do Samba (Foto: Marcos Ermínio, Jornal Midiamax)

“Já falamos só do índio. Falamos só do negro. E do brancos sempre estamos falando. Vamos falar da cultura e da miscigenação em homenagem a todas as 3 raças. A ideia surgiu na reunião deliberativa da nossa diretoria baseada nas divergências raciais e pelo preconceito que essas raças vivem”, conta a presidente da GRES Os Catedráticos do Samba Marilene Pereira de Barros.

Mesmo com o luto após o falecimento da irmã, figura que fez parte da história da como costureira e baiana, a presidente Marilene Pereira de Barros reitera que a escola voltou à produção para o e que a busca pela primeira vitória sobre todas escolas, já que foi vencedora do antigo grupo de acesso em 2014, é uma realidade.

“A nossa expectativa é muito grande porque você não faz um carnaval para ficar em 4º lugar como ficamos no ano passado. A gente faz para ficar em 1º, mesmo sabendo que há escolas que estão melhores. E estamos indo para brigar pela vitória, assim como todas as outras vão também”, frisa Marilene.

O carnavalesco da Escola, o professor de matemática e física Paulo Mathias, revelou ao Jornal Midiamax que a produção já teve início em agosto de 2019 e que na fase final, há um mês do início dos desfiles, os protótipos estão prontos baseados no descobrimento do Brasil, na colonização, nas leis do país, na luta e no preconceito.

Catedráticos do Samba mostrará o “Brasil de 3 raças” na busca da vitória na Passarela
Paulo Mathias mostra um pouco dos trajes que entrarão na passarela em 2020 representando o Brasil de Três Raças, tema da escola (Foto: Marcos Ermínio, Jornal Midiamax)

“Mesmo sem verbas e sem dinheiro, conseguimos fazer esse planejamento com nossos eventos, cola quente e muita doações e assim vamos trabalhando. Se ficarmos esperando… já aconteceu de fazermos Carnaval em uma semana, mas graças a Deus temos uma material reciclável para reaproveitar, como a maioria das escolas”, conta o carnavalesco responsável pela criação.

Em 2019, a escola levou a cultura árabe para a Passarela do Samba. A agremiação contou com a força da comunidade árabe na Capital e com a Escola de Dança Lisa Lima na Comissão de Frente. Neste ano não será diferente e a Catedráticos busca levar, pelo menos, 600 pessoas para desfilar em suas 15 alas.

“A gente pode falar que a escola cresceu muito em questão de foliões e componentes. Pessoas que saem em outras escolas, hoje também são simpatizantes da Catedráticos. Não tem uma exclusividade. Não contamos só com nossa comunidade, que abraça a causa. As pessoas vem bater na nossa porta para participar”, conta Paulo.

Confira a letra e o samba enredo da GRES Os Catedráticos do Samba abaixo:

Catedráticos do Samba mostrará o “Brasil de 3 raças” na busca da vitória na Passarela

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Viúvo doa acervo pessoal de Paulo Gustavo para leilão; veja quais são os itens

pertences de eliza samudio

Na esperança de encontrar restos mortais, mãe recebe objetos de Eliza Samúdio

estátua

Suspeitos de sequestro e extorsão são soltos após audiência de custódia em MS

Rixa de grupos rivais seria motivação para assassinato de adolescente de 16 anos em MS

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

Criminoso é condenado a 23 anos de prisão por estupro de vulnerável em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Bolsa Família injeta R$ 129 milhões em Mato Grosso do Sul e beneficia 190 mil famílias em julho

Os pagamentos do Bolsa Família iniciam nesta sexta-feira (18) e segue até o dia 31

Cotidiano

Beneficiários do INSS madrugam atrás de atendimento para receber ressarcimento

Só em Campo Grande, são 11 agências dos Correios habilitadas para atender aposentados e pensionistas

Política

Deputado cita Zambelli e vê ação da PF caminho para Bolsonaro não listar entre fugitivos do 8/01

O parlamentar comentou ostensiva contra o ex-presidente e afirmou que a imposição do uso de tornozeleira já era defendida pelo PT

Brasil

‘Suprema humilhação’: após colocar tornozeleira, Bolsonaro diz que PGR não tem provas

Questionado se vai respeitar as medidas impostas, Bolsonaro disse que não responderia a essa pergunta