Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Especialista alerta sobre cuidados no primeiro encontro após caso de mulher espancada

O caso da empresária espancada por um jovem que conheceu pela internet levantou debates sobre os cuidados na hora de marcar o primeiro encontro. Elaine Caparróz foi brutalmente agredida por quatro horas dentro do apartamento em que mora, na madrugada de domingo (17) no Rio de Janeiro, pelo advogado Vinicius Batista Serra. A vítima conheceu […]
Arquivo -

O caso da empresária espancada por um jovem que conheceu pela internet levantou debates sobre os cuidados na hora de marcar o primeiro encontro. Elaine Caparróz foi brutalmente agredida por quatro horas dentro do apartamento em que mora, na madrugada de domingo (17) no , pelo advogado Vinicius Batista Serra.

A vítima conheceu seu algoz meses antes pelas redes sociais e decidiu convida-lo para jantar em seu apartamento. Após pegarem no sono, Elaine foi acordada aos socos, pontapés e mordidas.

O crime assusta pela brutalidade que o agressor, de 27 anos, agiu com a mulher que conversava há oito meses. Sentindo-se segura para um primeiro encontro, a vítima ofereceu um jantar em seu apartamento e, sem saber, acabou dormindo nos braços do seu agressor.

Assim que a história foi à tona, as pessoas usaram as redes sociais para opinar sobre o caso. De um lado, milhares de “juízes virtuais” alegando que se ela não tivesse convidado um desconhecido para ir até sua casa, nada disso teria acontecido. Do outro, a empatia de internautas que ficaram chocados ao ver o rosto desfigurado da empresária estampando as manchetes dos principais noticiários do país.

A facilidade que a internet trouxe para conhecer pessoas abriu as portas também para que criminosos utilizem a ferramenta na captação de vítimas. Atrás da tela do computador fica ainda mais difícil conhecer o real temperamento da outra pessoa e, se cuidados não foram tomados, uma noite de amor pode criar uma cicatriz para a vida toda.

Nélis Braúna, Chefe de Divisão Patrulha Maria da Penha da Polícia Municipal de , explica que a escolha de um local público para o primeiro encontro não é uma questão de certo ou errado, mas sim de segurança.

“Considerando a pouca intimidade, não é aconselhável que esse encontro seja em uma residência devido à vulnerabilidade que o local apresenta. Contudo não quer dizer que ela (empresária) estava errada porque ele poderia tentar fazer o que fez em qualquer lugar.”

A escolha de um lugar bem movimento e de preferência público minimiza as chances de uma tragédia. Outro ponto que deve ser levado em consideração, segundo Nélis, é a forma com que a pessoa vai até o encontro.

“Preferencialmente usar o próprio carro ou motoristas de aplicativos para não depender de carona.”

A internet, tida como “terra desconhecida”, pode criar armadilhas até para os mais hábeis. O ideal é observar o desenrolar da conversa virtual e se atentar a possíveis contradições. O internauta também deve, ainda de acordo com a Chefe de Divisão, observar se não existem outros perfis da mesma pessoa que possa indicar que ela seja uma “fake”.

Encontro

A mulher deve ficar antenada durante o encontro para saber se o/a acompanhante tem más intenções. “Para a cidadã é difícil identificar o que é crime ou apenas um desvio de conduta. De qualquer forma, qualquer situação que não agrade, ela deve encerrar o encontro e ir embora por cautela como diz o jargão popular: Não sou obrigada”, explica Nélis.

Imediatamente o socorro deve ser acionado a fim de evitar que algo pior aconteça. “Se ela se sentir agredida, violentada de qualquer forma que seja, a orientação é denunciara qualquer momento. Inclusive pode ser depois, considerando que as vezes ela estará sendo coagida.”

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Pode isso? Cinco hábitos que você faz no trânsito e não sabe que geram multa

Como a publicidade ajuda a moldar o papel da ‘mãe’ na sociedade?

3ª Câmara Criminal nega recurso de insanidade mental para padrasto que atirou e matou enteado em Eldorado

título eleitor eleitores

Atenção, eleitor de MS: prazo para regularizar situação eleitoral termina no dia 19

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

palmeiras campeonatos

Onde assistir: Rodada de futebol tem Palmeiras contra São Paulo e campeonatos internacionais

Frio chegou? Temperatura despenca 11ºC em menos de 24h em Campo Grande

Últimas Notícias

Sem Categoria

Semana começa com mais de mil vagas ofertadas pela Funsat em Campo Grande

Para se candidatar a uma das vagas é preciso que o candidato esteja com o cadastro atualizado

Famosos

Sertanejo Marrone cai do palco e show é encerrado em Goiânia

Cantor bateu a cabeça e precisou ser socorrido

Esportes

Ao som de ‘Evidências’, Brasil conquista primeiro ouro em conjunto na Copa do Mundo de ginástica rítmica

Seleção brasileira superou as notas da Espanha e da França, que levaram a prata e o bronze, respectivamente

Mundo

Zelensky acolhe proposta de diálogo da Rússia, mas pede cessar-fogo imediato

Putin sugeriu retomar as negociações diretas com a Ucrânia na próxima quinta-feira