Itens de têm se tornado cada vez mais presentes na casa dos brasileiros. Os objetos decorativos deixaram de ser “luxo” e, com o preço acessível, passaram a se tornar quase que obrigatórios nos lares.  A boa notícia é que foi-se o tempo em que esses produtos eram inacessíveis. Atualmente, podemos encontrar lojas especializadas e itens de organização pelos shoppings e centros comerciais a fora. Até mesmo algumas lojas de departamento acabaram trazendo o segmento para suas gôndolas.

Segundo a personal organizer Helen Ramirez, que trabalha especificamente com organização de espaços residenciais e também de mudanças, a decoração não precisa ser apenas bonita. Quando a casa é organizada, segundo a especialista, a primeira coisa que se ganha é tempo. Além disso, um espaço bagunçado pode desencadear inúmeros malefícios como desorganização mental e estresse.

“Muitas vezes a pessoa nem sabe o que está afetando sua vida, então percebe que uma casa organizada pode ajudar no seu bem-estar e a ganhar tempo”, pontua.

Um das dicas de Helen é investir em caixas e cestos transparentes a fim de facilitar o manuseio de objetos. No comércio existe uma imensa gama de opções de objetos para tornar os ambientes ainda mais divertidos e funcionais. Prateleiras, nichos, aparadores e ganhos podem ser aliados no dia a dia do consumidor.

Dicas

Uma das redes mais conhecidas no segmento de casa e decoração é a Camicado. Há 25 anos no mercado, ela oferece uma grande variedade de produtos, que vai de artigos de decoração a utensílios de cozinha, mesa posta, eletroportáteis, cutelaria, cama, mesa e banho e, claro, organização.

Segundo a gerente Fernanda Marques de Oliveira, que atua no Shopping , manter a casa arrumada nem sempre é uma tarefa simples, mas com os utensílios e organizadores certos pode ser mais fácil e até divertido.

Além de organizada, de acordo com a assessoria, a cozinha precisa ser prática e customizada de acordo com as necessidades de quem a utiliza. Produtos aramados são perfeitos para dispor e organizar utensílios de cozinha e mesa, como copos e louças em geral. A pia é aquele cantinho onde tudo pode ganhar um lugar com porta talheres, escorredor de louça, dispenser para esponja e detergente.

Na lavanderia, as funções ficam ainda mais fáceis se os processos de lavar, secar e passar roupas forem otimizadas. Por isso, independentemente do formato de lavanderia, é possível deixar tudo no lugar usando caixas e cestos organizadores e separando os produtos por utilidade: lavar e passar, limpeza de ambientes e etc.

O quarto precisa ser um lugar que inspira calmaria e boas vibrações, um ambiente para recarregar as energias. Ou seja, quanto mais organizado, melhor! A dica é apostar em cestos e caixas para armazenar os mais diversos itens e tirar de exposição pertences que você não quer exibir. Nas gavetas, saquinhos organizadores são perfeitos para guardar pequenos acessórios e objetos pessoais.

Onde encontrar

Além da Camicado, existem diversas outras lojas no onde é possível encontrar itens de organização cheios de estilo. Na Multicoisas se encontra de tudo um pouco, de ganchinhos para paredes a eletrodomésticos. Já na Pernambucanas, uma das mais tradicionais lojas do shopping, é possível encontrar itens variados para quarto, cozinha, lavanderia, entre outros. Na Imaginarium é possível encontrar soluções cheias de estilo que organizam não só a casa, mas o dia a dia, sempre com um tom divertido.

Para quem quiser mergulhar na organização a dica é de leitura. Marie Kondo é uma especialista em organização pessoal, empresária e escritora japonesa que já escreveu dois livros sobre o assunto: ‘A Mágica da Arrumação – A Arte Japonesa de Colocar Ordem na Sua Casa e na Sua Vida' e ‘Isso me traz alegria: Um guia ilustrado da mágica da arrumação'. Você pode encontrá-los na livraria Leitura, que fica no segundo piso do Shopping Campo Grande.