Ainda dá tempo: clube de astronomia ensina como fazer óculos para observar eclipse
Nesta terça-feira (02) haverá um eclipse solar, e para você que gostaria de acompanhar o fenômeno, o Clube de Astronomia Carl Sagan irá realizar a observação ao vivo fornecendo inclusive óculos próprios para isso. Mas se você não puder comparecer ao evento, eles disponibilizaram também um tutorial de como fazer seu próprio óculos para observação. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nesta terça-feira (02) haverá um eclipse solar, e para você que gostaria de acompanhar o fenômeno, o Clube de Astronomia Carl Sagan irá realizar a observação ao vivo fornecendo inclusive óculos próprios para isso. Mas se você não puder comparecer ao evento, eles disponibilizaram também um tutorial de como fazer seu próprio óculos para observação.
O eclipse solar é um fenômeno que acontece a cada 18 meses, é quando a Lua, passa em frente ao sol, bloqueando temporariamente a luz solar escurecendo o dia por alguns minutos.
Para observar o fenômeno, que acontece nesta terça-feira, o clube de astronomia Carl Sagan, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), convida a população para se reunir às 16h na rotatória do estádio Morenão. Os organizadores disponibilizarão óculos específicos para a observação.
Mas caso você não possa comparecer ao local, e queira observar o eclipse solar, o clube ensina como fazer seus próprios óculos. Os materiais necessários são: uma folha de EVA, filtro de solda número 14, elástico, cola quente, tesoura e régua.
Modo de fazer: Para a realização dos óculos é preciso primeiro cortar quatro quadrados de EVA (11 cm por 5 cm) para que possa ser colado o filtro neles. Em seguida, cortar duas fitas de EVA de 31 cm por 2 cm. Para juntar com o filtro solar. Assim o filtro ficará bem preso para a observação.
Após todos os cortes, os quatro quadrados devem ser colocados no filtro com cola quente, para fixar bem. Em seguida, é preciso fazer um furo no EVA já colado – em cada lado com uma distância de 2,5 cm da borda – onde será colocado o elástico. O elástico deve ser cortado com 30 cm de comprimento.
Após cortar os elásticos, basta amarrar nos furos que foram feitos na borda do EVA. Finalizando assim a montagem. O passo a passo completo foi disponibilizado aqui.
O clube ainda ressalta que o eclipse só pode ser visto por 30 segundos, logo após é preciso dar um intervalo de 3 minutos para voltar a olhar o fenômeno.
Vale ressaltar que, em Campo Grande o eclipse começa às 15h56 e o ápice de bloqueio da luz solar acontece às 16h54. O fenômeno termina às 17h09.
Notícias mais lidas agora
Últimas Notícias
Déficit de vagas no sistema carcerário do Brasil passa de 174 mil
Conforme relatório do Governo, 663.906 estão presos com capacidade para 488.951
Moradores do Alves Pereira promovem festa para as crianças do bairro
Dia das Crianças foi marcado por ações voluntárias em Campo Grande
Castramóvel leva vacinação e castração gratuitas a cães e gatos em Três Lagoas a partir de quinta-feira
Serviços gratuitos serão destinados a moradores do Centro e mais 5 bairros
Bebedeira no Tiradentes termina com homem esfaqueado no tórax por conhecido
Vítima teve três perfurações, sendo uma grave, e foi socorrido
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.