Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Academia Sul-Mato-Grossense de Letras difunde a literatura regional no FASP

Academia Sul-Mato-Grossense de Letras participa da 15ª edição do Festival América do Sul, que começa nesta quinta-feira (14), para difundir a literatura
Arquivo -

A Sul-Mato-Grossense de Letras participa da 15ª edição do Festival América do Sul, que começa nesta quinta-feira (14) em , para difundir a literatura produzida no MS. Na tarde de quarta-feira (13), acadêmicos da ASL conversaram com jovens do 8º e 9º anos da Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros, apresentando autores regionais em registros que contam a história do Estado. Nesta quinta, às 14h, o papo será com estudantes do 4º e 5º anos do Colégio Imaculada Conceição (Cenic). Às 15h, será aberto oficialmente o estande da ASL no Festival.

Na visita às escolas, o presidente da ASL, escritor Henrique de Medeiros, fala sobre a história da nossa literatura e relembra a obra de escritores que abordam a linguagem regional, como Manoel de Barros, Hélio Serejo, Abílio de Barros e Pedro de Medeiros. Junto de Henrique, outros enredos são contados pela escritora e ativista cultural Lenilde Ramos, recém-empossada na cadeira 31 da ASL e também com a participação do acadêmico Samuel Xavier Medeiros. Para encontrar o trio de escritores, basta ir até o estande da Academia, no pavilhão montado na Avenida General Rondon.

“Vislumbramos uma excelente oportunidade de trazer a arte literária para um grande evento que reúne todas as artes nesta cidade que é celeiro da cultura sul-mato-grossense”, celebrou Henrique de Medeiros. Assim, segundo ele, faz-se cumprir o papel da instituição em popularizar, difundir e fomentar a arte da escrita, a partir de uma agenda anual que inclui eventos na Capital e palestras no interior.

“Tivemos uma recepção que superou expectativas, tanto pelos alunos, quanto pela equipe de educadores, em um encontro muito produtivo”, conta Lenilde – que ajudou na construção de um expressivo panorama sobre a literatura da terra, além de detalhar a estrutura, atuação e abrangência da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras no cenário cultural. O objetivo principal, conforme o acadêmico Samuel Medeiros, “é incentivar a prática da leitura e expressar a criatividade por meio das palavras”.

Em Corumbá, as atividades da Academia previstas para os próximos dias incluem, além de visitas a escolas, bate-papo com autores, sorteio de livros, e exposição de obras literárias regionais com preços populares no estande da ASL, aberto até o próximo domingo.

Avenida da Latinidade – Nos pavilhões e estandes, o público terá acesso das 15h às 23h, para visita e comercialização de produtos de artesanato, artes plásticas e literários do Estado e dos países convidados. O espaço Mostra MS destina-se à exposição e comércio de produtos originados do Estado dos setores criativos das artes visuais, design, modas sustentável, gastronomia regional, saberes tradicionais e editorial.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

O que se sabe sobre tiroteio que deixou dois criminosos mortos na fronteira do Paraguai com MS

Juíza demitida ao estufar métricas de produção alega dificuldade por ser mãe de criança com TEA

Correios analisaram descontos de mais de 2 milhões de beneficiários do INSS

Câmeras identificam homem armado no centro de Campo Grande e GCM prende suspeito

Notícias mais lidas agora

MS procura novos mercados para romper impacto da exportação de carne aos EUA, avalia Acrissul

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

Empretec: Sebrae abre nova turma de curso destinado a quem quer ser empreendedor

Últimas Notícias

Cotidiano

Falta de medicamentos no SUS pode ser informada à ouvidoria da Prefeitura; saiba como

Unidade de saúde da capital registrou falta de 10 medicamentos usados para tratamento de saúde mental

Sem Categoria

China e UE concordam em suspender totalmente restrições a intercâmbios bidirecionais

Países afirmaram que "nas circunstâncias atuais" é preciso aprimorar a cooperação

Política

“Não é o momento de politizar a relação comercial”, diz Vaz sobre frigoríficos de MS romperem com Trump

Deputado Antônio Vaz disse que vaidade política levou a atual situação

Mundo

Inglaterra: dois homens são condenados a mais de 4 anos de prisão por derrubar árvore famosa

Essa foi a primeira vez que a Justiça do Reino Unido condenou alguém por derrubar ilegalmente uma árvore