Roger Waters foi aplaudido e vaiado pelo público nos shows da turnê “US + Them” no Brasil, nesta terça (9) e quarta-feira (10), em São Paulo. O cofundador do Pink Floyd ocupou minutos do evento para criticar o presidente americano Donald Trump e também o candidato à presidência do Brasil, Jair Bolsonaro, do PSL.

Waters, que já é conhecido por fazer uso do tom crítico em seus shows, exibiu slides em um telão que ocupa a extensão de todo o palco com imagens de personagens, tendências e comportamentos que precisam resistir. Em um deles estava escrito que é preciso resistir “ao neofascismo”. No show realizado na terça-feira , uma lista que continha o nome de países sujeitos à ascensão do neofascismo e os supostos líderes neofascistas ocupou o telão. Um dos países citados foi o Brasil e o líder apontado é Bolsonaro.

A mesma lista foi exibida em outro show, na quarta-feira também em São Paulo, mas o nome de Bolsonaro foi substituído por uma tarja em que estava escrito, “Ponto de vista político censurado”.

O artista também fez menção a Bolsonaro no primeiro show ao exibir no telão a inscrição #Ele não, referindo-se a campanha realizada contra o candidato do PSL. Waters foi vaiado e aplaudido pelo público que estava dividido entre os que concordavam e descordavam com o posicionamento do artista.

O músico afirmou saber que há uma eleição em andamento no país e não poderia deixar de se posicionar. “Eu sou a favor dos direitos humanos. Prefiro estar em um lugar em que o líder não acredita que a ditadura é uma coisa boa. Lembro de ditaduras da América do Sul e não foi bonito”.

Nas redes sociais, eleitores favoráveis e contra à candidatura de Bolsonaro à presidência se posicionaram.

Waters fará mais um shows em  Brasília (13), Salvador (17), Belo Horizonte (21), Rio de Janeiro (24), Curitiba (27) e Porto Alegre (30).