No Buraco das Araras, um acidente geográfico denominado como dolina que fica no município de , você pode visualizar mais que araras. O fundo do buracão abriga um feliz – não temos muita certeza sobre isso – casal de jacarés do papo amarelo.

Como eles foram parar lá?

Esta é a questão!

Segundo o biólogo da atração turística Edson Marques, existem duas hipóteses.

A primeira é que, como podemos esperar, jacarés caminham e, “em algum momento que houve chuvas fortes que fez com que rios próximos aumentassem o nível e o animal, em alguma correnteza, pode  ter caído”, explica.

Jacarés no Buraco das Araras - No fundo da dolina há água. | Foto: arquivo pessoal
No fundo da dolina há água. | Foto: arquivo pessoal

A segunda hipótese é mais … digamos assim … interessante. Mas antes, vamos contar um pouco da história do Buraco das Araras para tudo fazer sentido.

Antes de se tornar ponto de visitação de turistas de todo o mundo, a área em que a dolina está situada era uma fazenda e a dolina foi descoberta por peões em 1912. “Os homens perceberam que muitas araras voavam próximas a um grande capão de mata, e resolveram ver o que tinha lá no meio. Foi quando, ao invés de mato fechado, encontraram um imenso buracão escondido na vegetação”, conta o site da atração turística.

Preocupado com a possibilidade de perder gado e cavalos que poderiam cair acidentalmente no buraco, o proprietário tratou de deixar a área fora da fazenda e criou “parte de um corredor de circulação (antiga estrada) entre as propriedades”.

Com o tempo a população ficou sabendo e diversas pessoas foram atraídas ao local pela curiosidade e para observar as aves. Também não demorou muito para algum dito cujo “se dar conta de que a imensa dolina era um ótimo lugar para se eliminar desafetos, jogando seus inimigos lá dentro para que morressem e nunca fossem encontrados, tornando o Buraco das Araras um verdadeiro ‘cemitério ao ar livre'”, lê-se em outro trecho do site.

Agora sim, a segunda hipótese, que você já deve estar supondo. Edson conta que é possível e bem plausível que os jacarés tenham sido inseridos no habitat propositalmente para eliminarem os cadáveres. Trágico!

Mas, como vivem os jacarés no Buraco das Araras?

Jacarés no Buraco das Araras | Um tatu caiu e virou refeição. | Foto: arquivo pessoal
Um tatu caiu e virou refeição. | Foto: arquivo pessoal

“Hoje eles se alimentam de sapos, rãs e também se reproduzem. A medida que os filhotes vão crescendo, começa a competição e o mais forte come o mais fraco”, conta ele detalhando a cadeia alimentar que é reduzida. Tal competição impede que haja uma superpopulação de jacarés no Buraco das Araras.

Além disso, “às vezes podem cair animais, como aconteceu há algumas semanas. Um tatu caiu e morreu com a queda. O bicho aproveita e come.”


Fale MAIS!

O que você gostaria de ver no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelos telefones 67 99965-7898/3312-7422.

Siga a gente no Instagram: @midia_mais_