Com um público de aproximadamente 10 mil pessoas, a 19ª edição do Festival de Inverno de teve a abertura oficial realizada na noite desta quinta-feira (26), na Praça da Liberdade. A cerimônia foi marcada por apresentações culturais e homenagens a artistas regionais, como Amambay, Mayara Amaral e o grupo teatral Senta que o Leão é Manso.

Após o cortejo do grupo pernambucano Camboi, que arrastou o público até a praça, e a apresentação do grupo de dança Streetpop, que subiu ao palco com o espetáculo “Vir(tu)Eu”, foi a vez da Banda Municipal de Bonito fazer as honras da casa com um pout pourri instrumental de músicas sertanejas, que encerrou com a canção “Meu Mato Grosso do Sul”.

Na sequência, o palco do Festival de Inverno foi ocupado por autoridades, tanto do Governo quanto da , além de empresários da iniciativa privada e artistas. A noite seguiu com as homenagens.

Homenagens a Amambay, Mayara Amaral e Senta que o Leão é Manso marcam abertura do Festival de Inverno
Amambay recebendo homenagem | Foto: André Patroni

A primeira foi para o cantor sertanejo Amambai, falecido em abril deste ano. Para receber a placa, foram convidados ao palco os filhos do músico e o parceiro, Amambay, com quem fez dupla por mais de 40 anos. O sertanejo foi homenageado pela contribuição cultural que deixou para a música de Mato Grosso do Sul.

A segunda homenageada do Festival foi a musicista sul-mato-grossense Mayara Amaral, assassinada em 2017, em Campo Grande. A placa foi recebida pela mãe e pela irmã da artista. E por fim, a terceira homenagem foi feita para o grupo teatral Senta que o Leão é Manso, com mais de 20 anos de atividades. A homenagem foi recebida pelo diretor do grupo, Roberto Figueiredo.

Canta Bonito

Homenagens a Amambay, Mayara Amaral e Senta que o Leão é Manso marcam abertura do Festival de Inverno
Artistas regionais que participaram do II Canta Bonito | Foto: André Patroni

Em 2018, o Festival de Inverno de Bonito realizou o II Canta Bonito, projeto que teve uma repercussão bastante positiva em 2017, juntando artistas da cidade em uma grande confraternização musical. Na noite de abertura, subiram ao palco os artistas Gabriel Noah, Talissa Balbueno, Rhuan Carlos, Márcia Cordeiro, Josimar Nascimento, Fran Kuhnen, Isabelê Sovernigo.

A banda base contou com os instrumentistas Paulo Henrique no Baixo, Jefferson Jacques no violão base, Edan Coelho na bateria, Álvaro Cavalheiro vocais, Marcio Leite no teclado, João Morel percussão e assistente de produção, Josimar Trindade guitarra e produção musical e Kalu Carvalho produção executiva.

O show encerrou com todos os artistas no palco cantando juntos a música “Chalana”. A apresentação regional abriu o show do sertanejo Michel Teló, que foi a grande atração da noite.