Evento traz duplas consagradas do ‘Feminejo’

No dia 5 de maio, próxima sexta-feira, uma das festas de música sertaneja mais em alta no Brasil nos dias atuais chega à Campo Grande, a “Festa das Patroas”, com duplas e cantoras do recente “Feminejo”, um tipo de sertanejo que seria focado na visão delas da música. Essa popularidade toda não é por acaso, e a festa reúne Maiara & Maraisa, Marilia Mendonça, Paula Mattos e a DJ Larissa Lahw. O MidiaMAIS foi então em busca das mulheres que se identificam com o estilo e que estarão lá para prestigiar o show. 

Chapinha no cabelo, as amigas no lado e um smartphone para tirar fotos do dia e postar imediatamente no Instagram: é isso que a estudante Fernanda Nascimento, 19 anos, levará para a “Festa das Patroas”. “Sou muito fã da Maiara & Maraisa. Adoro as músicas, mas mais do que isso, como elas cantam com sentimento sem perder o poder de ser mulher”, enfatiza a fã. Ela afirma que também se sente um pouco “patroa” na festa, que, querendo ou não, não tem ingressos muito baratos. “Economizei um pouco para comprar meu convite, mas onde você vai ver Marília Mendonça, Maiara & Maraisa, em uma mesma festa? Todas juntas? É demais”, enaltece a estudante. 

 

 

A festa nasceu inclusive dessas três artistas, que estão na estrada há muito tempo mas somente agora alçaram voos mais altos. Antes, dominado totalmente por homens, o cenário tinha muita música que não as representava. Mas isso foi se modificando. “Se eu soubesse que existiam duplas femininas tão boas antes eu tinha ouvido muito mais cedo. Adoro a Marília Mendonça. Me identifico com ela. Ela não é uma mulher padrão. É plus size como eu e não está nem aí para nada, muito menos para homem. Mostra a auto-estima dessas mulheres”, elenca a analista de comunicação Ana Paula Mendonça, 23 anos. Ela afirma que está ansiosa para prestigiar o show principalmente de Marília. “Adoro que ela usa vestido curto, toca violão, fala de ex, chora, ri, se diverte. É minha cantora favorita”. 

Feminejo e empoderamento

Quem são as patroas que vão curtir a 'Festa das Patroas', direto da plateia?A presença de mulheres no sertanejo não é algo novo, mas somente agora está tomando força. Elas finalmente estão dominando os palcos, fazendo a indústria – talvez a maior hoje em termos de alcance e faturamento no Brasil – pensar em como conquistar a fatia das mulheres, que querem dançar, beber, se divertir.

As cantoras da “Festa das Patroas” trazem exatamente essa sensação de liberdade e identificação. “Eu estava cansada de música que falava mal de mulher. Eu queria era ouvir o oposto. Eu gosto de me divertir e beber, se os homens podem ir em um show de sertanejo para isso, eu também quero ir. Por isso quero ir na ‘Festa das Patroas’”, acredita Ana Paula. 

Ela e as amigas já garantiram os ingressos e vão relembrar alguns sucessos também de Maiara & Maraisa, que gravaram DVD em Campo Grande recentemente. Segundo a organização da festa, haverá show também de Paula Mattos, que é daqui e irá subir ao palco com as meninas, reforçando toda a força do feminejo. Quem abre a noite é a DJ Larissa Lahw, que faz um set de house music antes dos shows. Os portões abrem às 20h e informações sobre ingressos podem ser conseguidas pelo telefone: (67) 3025-4006.