Livro recebeu Prêmio Nobel

Uma das obras mais importantes do século 20, “Cem Anos de Solidão”, do escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez, completa 50 anos de existência nesta semana. O livro já foi contemplado com um Prêmio Nobel da Literatura e angariou milhões de fãs ao redor do mundo, “devolvendo à literatura o que passa por sua cabeça, que também faz parte da realidade. Seus sonhos e pesadelos, suas aspirações e frustrações, seus momentos mágicos e os trágicos, mas não só aqueles que vivemos, mas aqueles que passam pela mente”, destacou o escritor e acadêmico colombiano Conrado Zuluaga. 

Para Zuluaga, o “realismo obscurantista”, próprio da política, tinha se apoderado da literatura, deixando de lado a imaginação e os sonhos como uma opção do pensamento, algo que faz parte da arte e que caracterizou livros como “Dom Quixote”, cheio de simbologia e proximidade com o leitor.

Obra icônica de Gabriel Garcia Márquez, 'Cem Anos de Solidão', completa 50 anos

“Cem Anos de Solidão” é uma ópera literária que conta a saga da família Buendía, que através dos seus patriarca, funda uma cidade totalmente prosaica chamada Macondo. A cidade vive submersa num constante contato com coisas fantásticas, e Gabriel criou um extenso universo relacionado a personagens como José Arcadio, Ursula, Aureliano, Remédios a Bela, Amaranta e tantos outros, fixos no imaginário de quem já teve o prazer de ler a obra.