Exposição acontece em São Paulo

É dentro da OCA, uma das construções icônicas no Parque Ibirapuera, criada pelas mãos de Oscar Niemeyer em São Paulo, que se estende a mostra “Modos de Ver o Brasil”, do Itaú Cultural. A reportagem do MidiaMAIS esteve lá nesta quinta-feira (18), para acompanhar a montagem de um dos maiores acervos do Itaú ao longo de três décadas de história. Tivemos a oportunidade também de conversar com os idealizadores, e entender a importância de 30 anos de arte dispostas ao público, passeando por vários tipos de dogmas, estilos, movimentos culturais e histórias. 

Segundo Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural, o trabalho, que começou em novembro de 2016, apresenta 750 obras, selecionadas de um acervo gigantesco de 15 mil peças, entre quadros, esculturas e intervenções. “Essa é a maior exposição da história do Itaú Cultural. É um projeto que está sendo desenhado há 30 anos, e começou com Olavo Setubal, fundador do Itaú”, explicou. Segundo ele, a curadoria ficou por conta de Paulo Herkenhoff, que também falou sobre a seleção de peças e o conceito da mostra. 

História da arte

Mostra 'Modos de Ver o Brasil' é lançada com três décadas de história da arte brasileira

A OCA está funcionando, segundo Saron, como um museu para esse acervo gigantesco. “Um museu registra e recolhe bens culturais. É isso que a OCA faz no momento. E é com arte que enfrentamos a crise, a entropia social. É com a arte que experimentamos a liberdade. Por isso é tão importante dar continuidade a esse trabalho”, enfatizou Herkenhoff. A mostra abre oficialmente no dia 25 de maio e fica à disposição até o dia 13 de agosto.