Banda Catarse Retrô apresenta folk autoral com aquela pitada de saudosismo rock

Músicos se juntaram em 2015

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Músicos se juntaram em 2015

Campo Grande parece começar a respirar muito do rock que já produziu antigamente, com uma leva de bandas novas de vários estilos. Dentre elas está a banda Catarse Retrô, formada em 2015 por um grupo de jovens na Capital. Hoje ela conta com os músicos Anna Resende no baixo e voz, Breno Mandetta na voz, Camila Eleina na voz, violão e uklele, Diego Marques na bateria, Matheus Arakaki na voz e guitarra, e Kezia Miranda, multi-instrumentista e também voz. 

Segundo Breno, eles estão fazendo muitos shows após o lançamento do primeiro EP com seis músicas autorais, em agosto deste ano. “Antes tocávamos em muitos saraus e poucas músicas próprias, e ao longo de 2016 fomos fazendo as nossas músicas autorais, e lançamos o EP este ano”, explica o vocalista. A formação mudou de lá para cá, e banda foi agregando mais influências. 

Tudo isso resulta em uma grande “catarse”. “Catarse Retrô tem esse nome justamente porquê a gente volta ao passado, mas dentro da MPB. Em geral buscamos algo novo, com as várias influências de estilo na banda. Nos consideramos uma MPB folk, e cada um traz suas referências, as minhas são Cazuza, Rita Lee, temos também folk americano, música clássica… cada um tem a sua influência”, define o vocalista. 

Além das influências, a banda fala de aspectos muito humanos nas canções, com vozes intercaladas e bastante suaves, além de uma batida interessante bastante folk. Lembra muito um som feito pelos Mutantes, mas com um estilo mais moderninho. Faixas como “Frida” e “Mulher”. A banda também tem vídeos mais informais tocando covers como “Feeling Good”, de Nina Simone. 

Com convite para tocar fora daqui e shows marcados, as seis faixas da banda estão disponíveis em canais como YouTube, Spotify, Napster, Deezer e outros. Além disso, ele relembra a aceitação do público da cena local. “Nos sentimos muito acolhidos e está tendo muito público para o nosso trabalho, mesmo não sendo o estilo ‘manda-chuva’ do estado, que é o sertanejo, nosso estilo tem uma aceitação muito legal. Estamos vendo que está crescendo”, acredita. 

Conteúdos relacionados

sexta feira 13
cidade do natal familia de renas