Acadêmicos assumiram cargos nesta segunda-feira (30)

A Academia Sul-mato-grossense de Letras (ASL), entidade que existe para exaltar a literatura de Mato Grosso do Sul, em seus variados cenários, realizou nesta segunda-feira a sessão solene de posse de sua nova diretoria. A ASl terá como novo presidente, a partir desta noite, o escritor, jornalista e publicitário corumbaense Henrique Alberto de Medeiros, que terá mandato de três anos (2017-2020). 

ASL celebra 46 anos com nova diretoria e projetos de democratização da literatura

Ocupante da cadeira de número 10, Medeiros terá como vice a poeta e professora Raquel Naveira. A nova diretoria também conta com o poeta Rubenio Marcelo como secretário-geral; o escritor J. P. Frazão como secretário; a poeta Elizabeth Fonseca como 1ª Tesoureira; e o escritor e historiador Valmir Batista Correa como 2º Tesoureiro. A solenidade também contou com celebração aos 46 anos de criação da entidade, além de homenagear Ulisses Serra com declamações de poesias. 

Saiba mais sobre a nova diretoria da ASL. 

Acadêmico Henrique Alberto de Medeiros Filho – Presidente

Tomou posse na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras em 2012. Editor, desde 1996 é sócio-diretor da Editora Letra Livre, publicando livros que abrangem as mais distintas áreas do conhecimento, atendendo os mais diversos interesses e estilos. Como editor, direcionou-se em questões culturais, políticas, econômicas e comportamentais e também a era das altas tecnologias e globalização. steve presente nos projetos dos CDs de Paulo Simões “Rumo a dois mil e uns” e “Vida Bela, Bela Vida”; de Geraldo Roca, “Veneno Light”; de Jerry Espíndola, “O que virou”; de Maria Cláudia & Marcos Mendes, “Tocando em frente”; e de Geraldo Espíndola, “Trinta Anos Desse Mato”, dentre outras ações. 

Acadêmica Raquel Naveira – Vice-presidente

Nascida em , Raquel tem inúmeras realizações.Foi premiada – pelo “II Prêmio Guavira de Literatura de Mato Grosso do Sul” com o seu livro “Sangue Português: raízes, formação e lusofonia”, na categoria “”. É a Curadora da 32ª Feira do Livro de Brasília – 2016.

Acadêmico Rubenio Marcelo – Secretário-Geral

Crescido em Fortaleza, o escritor Rubenio Marcelo, que é natural de Aracati/CE, está radicado há vários anos em Campo Grande. Tem participação também em várias antologias poéticas nacionais e regionais, como os livros: – “Seleções Poéticas Nacionais”, “Poetas Brasileiros de Hoje”, “Nas Águas da Poesia”, “Revistas da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras”, “Caminhos”, dentre várias outras realizações em diversas áreas. 

Acadêmico José Pedro Frazão – Secretário

Membro efetivo da Cadeira nº 29 da ASL. É jornalista, natural de Belém (PA). Ingressou na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras a 14 de agosto de 2002, ocupando a cadeira de número 29, que pertenceu ao decano presidente Elpídio Reis. Em novembro de 2003, foi selecionado no Concurso de Contos da Região Norte do País, pela UFPA, integrando a Antologia “Os onze contistas da Amazônia”, com o conto classificado “O Guia de Cego”. 

Acadêmica Elizabeth Fonseca – 1ª Tesoureira

Elizabeth é poeta, cronista e declamadora, fundadora e professora do “Curso Arte de Dizer Castro Alves”. Nasceu em Campo Grande e é especialista em Literatura e Língua Portuguesa Contemporânea pela UCDB. Formou-se em Declamação pelo “Curso Maria Sabina Arte de Dizer” em 1997, ministrando aulas como Filial do “Curso Arte de Dizer Maria Sabina” por quatro anos, e fundou o “Curso Arte de Dizer Castro Alves” em 2003, e desde então ensina essa arte com dedicação realizando recitais anualmente com seus alunos.

Acadêmico Valmir Batista Correa – Segundo Tesoureiro

Tomou posse solene na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras em 2007. Foi saudado na ocasião pelo acadêmico Abílio Leite de Barros. Ex-vereador em Corumbá,  possui diversos ensaios e obras publicadas ao longo dos anos.