Cantor não fez qualquer menção ao prêmio durante shows

 

 

A Academia Sueca desistiu de notificar diretamente o cantor e compositor estadunidense Bob Dylan, que foi laureado com o de Literatura de 2016. A organização tentou por quatro dias seguidos fazer a comunicação, mas sem qualquer sucesso, conforme foi anunciou Sara Danius, secretária permanente da instituição, a uma rádio sueca.

Vale lembrar que os representantes da Academia Sueca conseguiram falar com o agente do músico e com pessoas próximas, mas não diretamente com o compositor, que também não fez qualquer menção ao prêmio em seus últimos shows. Dylan apresentou-se em Las Vegas poucas horas depois e não falou qualquer linha sobre o acontecimento inédito – no caso, o Nobel de Literatura ser concedido a um músico, e não a um escritor.

Responsáveis por Nobel tentam, não conseguem e desistem de notificar Bob DylanTodavia, de acordo com o jornal El País, a secretária Danius teria afirmado não estar preocupada com a ausência de comunicação direta, muito embora não se saiba se o músico irá aceitar o prêmio e se irá recebẽ-lo na cerimônia oficial do próximo dia 10 de dezembro, em Estocolmo, na Suécia.

“Tenho o pressentimento de que Bob Dylan pode vir. Posso estar enganada e claro que seria uma pena se não viesse, mas de todo modo o prêmio é dele e não podemos nos responsabilizar por aquilo que acontecerá agora. Se ele não quiser vir, não tem problema, a festa será a mesma”, afirmou Danius.

Com toda essa inacessibilidade, fica no ar o receio de que Dylan recuse o prêmio. Vale lembrar que na história do Nobel da Literatura, apenas duas pessoas o recusaram: o escritor russo Boris Pasternak, em 1958, obrigado a isso pelas autoridades soviéticas, embora o tenha aceitado mais tarde; e o francês Jean-Paul Sartre, em 1964, devido à sua política de recusar qualquer tipo de premiação, segundo o El País.