Os Dez Mandamentos de como não ser babaca neste e em outros carnavais

Confira nosso guia anti-babaquice e seja feliz neste carnaval

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Confira nosso guia anti-babaquice e seja feliz neste carnaval

Tem coisa melhor do que não precisar fazer a mala para pular um carnaval decente? Tem, caso a folia na sua cidade não seja lá ‘aquelas’ coisas. Porém, se considerarmos que Campo Grande, já há alguns anos, está mostrando que dá conta do recado, planejar-se para curtir cada minutos dos blocos e cordões da cidade é uma boa ideia.

Só que um carnaval de qualidade também depende do comportamento de cada um, sob o risco de acabar prejudicando a folia alheia (ou a sua, de repente). Por exemplo, tem coisa mais chata que bêbado insistente enchendo o saco da turma? Tem coisa pior que errar no calçado escolhido para os dias de carnaval? Tem algo pior que levar cantada libidinosa e desrespeitosa só por causa da fantasia que está usando? Enfim…

Para ajudar nisso, apresentamos ‘Os Dez Mandamentos de como não ser um babaca sexista no carnaval’, um pequeno manual canônico a ser posto em prática para não estragar a festa alheia, inclusive a sua. Confira!

 

1) Escolherás o melhor calçado

Os Dez Mandamentos de como não ser  babaca neste e em outros carnavaisImagine só: carnaval, festa, bebidas, fantasias. E você acaba escolhendo aquele sapato, tênis, sandália maldita. E aí, no pula pula dos blocos, você simplesmente não consegue manter-se em pé de tanta dor e ficar descalço simplesmente não é opção. Daí você enche o saco dos amigos dizendo que quer ir pra casa mais cedo – atrapalha a folia alheia e sua. Por isso, antes de sair de casa rumo à folia, não se esqueça de escolher seu tênis ou calçado mais confortável para não pagar de babaca com sua turma.

2) Beberás, mas voltarás para casa de táxi

Os Dez Mandamentos de como não ser  babaca neste e em outros carnavaisCarnaval é tipo um passe livre para a bebedeira, não adianta nem pedir bom senso, talvez, recomendar um copo d’água para minimizar a ressaca. A única coisa que dá para exigir é que em vez de voltar para casa dirigindo, pegue um táxi, volte de ônibus ou até mesmo de carona (com um amigo que não tenha bebido). A festa continua e acontecerá por muitos anos, ainda. Nada de ‘antecipar’ a quarta-feira de cinzas.

 

3) Usarás fantasia

Os Dez Mandamentos de como não ser  babaca neste e em outros carnavaisVale o esforço, né? Carnaval com fantasia é muito mais bonito, lúdico e elegante. Entretanto, algumas fantasias podem te dar um certificado de babaquice, por exemplo, se você achar que é ok se fantasiar de ‘bichona’, ‘travesti surpresa’, ‘nêga maluca’, ‘negão do black power’, ‘mulher da vida’ ou qualquer fantasia que, na verdade, funcione como opressão a algum segmento social. A melhor maneira de evitar cair em roubada é perguntar aos amigos, principalmente aos que se assemelham a seus trajes, se a sua ideia é ou não ofensiva.

4) Não assediarás

Os Dez Mandamentos de como não ser  babaca neste e em outros carnavaisÉ um dos principais mandamentos. Só porque é carnaval, você não foi contemplado com o direito de passar a mão nas mulheres sem autorização, tocar no cabelo delas, chamá-las de ‘gostosa’ ou qualquer outro tipo de assédio que não seja bem-vindo. Quer dizer, o carnaval não é um passe-livre para ser um machista babaca e achar que pode tudo até a quarta-feira de cinzas. Esse lance de que ‘ninguém é de ninguém’ foi algo que inventaram sem perguntar às mulheres. Por favor (a você, mesmo), contenha-se. Ou vai acabar passando o resto do carnaval no xilindró, já que a mulherada não está deixando assédio barato, e com razão.

5) Não discriminarás

Os Dez Mandamentos de como não ser  babaca neste e em outros carnavaisAh, tem dois gays se beijando? Que legal, jogue um pouco de confete e serpentina e celebre o amor em vez de discriminar. O Carnaval é a festa mais democrática que existe, cabe todo mundo na avenida, ninguém é melhor que ninguém. Da mesma forma, não é porque a fantasia de odalisca da moça é muito decotada que você pode achar que ela é uma vadia ou coisa do tipo, até porque se ela for, simplesmente não é da sua conta. Quer outro exemplo? Pessoas gordas também pulam carnaval, sabia? E usam biquíni, beijam na boca, fazem sexo, casam, têm filhos, quer você queira, quer não. Discriminar a forma física das pessoas mostra que a única deficiência é a sua forma de pensar. Ah, você não curte carnaval? Ótimo, direito seu, nem precisa reclamar de quem gosta. Seja legal, não seja babaca.

6) Não farás xixi na rua

Os Dez Mandamentos de como não ser  babaca neste e em outros carnavaisAs prefeituras até cancelaram os carnavais, mas a infraestrutura básica de rua foi mantida, como os banheiros químicos. Por isso, nada de fazer xixi na rua. Meninas: comprem condutores urinários, assim vocês não têm que fazer malabarismos na cabine e ainda deixam o lugar sequinho para a próxima que precisar aliviar a ‘tensão’. Meninos: mirem certinho o buraco, e pelo amor de deus, lavem as mãos depois. E nunca, nunca façam xixi na rua. A cidade e nossos narizes agradecem!

7) Brincarás na paz

Os Dez Mandamentos de como não ser  babaca neste e em outros carnavaisNada de brigas no meio da folia, estamos todos em paz, com uma única missão: sermos felizes ao som das marchinhas, das festas e da alegria do carnaval. Basicamente, se você cumprir todos os mandamentos até este, as chances de trocar socos com outro babaca são praticamente nulas. Por isso, mesmo que haja esquentadinhos no meio do seu ‘abre alas’, seja da paz, seja do amor. Peça desculpas, mesmo que a culpa não seja sua. Celebre sempre a amizade, a alegria. E volte para casa intacto!

8) Usarás camisinha

Os Dez Mandamentos de como não ser  babaca neste e em outros carnavaisFica aqui o aviso: além da gravidez indesejada, esquecer de usar preservativo também é um problema, porque facilita a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, como HPV, HIV, Hepatites B e C, sífilis e várias outras. Os postos de saúde e centrais de turismo normalmente distribuem preservativos e gel lubrificante gratuitamente, você nem precisa gastar com isso. Basta encher os bolsos com seu arsenal e deixar a sua animação bem mais segura.

 

 

9) Não Jogarás lixo no chão

Os Dez Mandamentos de como não ser  babaca neste e em outros carnavaisA cerveja está geladíssima, os petiscos saborosos e, acredite se quiser, tem uma lixeira bem perto de você. Caso não haja, não custa nada trazer uma sacolinha de casa para de vez em quando despejar o que sobrar do que você consumir. Carnaval também é uma oportunidade de exercer cidadania, inclusive, de manter a cidade limpa, ok?

 

 

10) Não deixarás de brincar para tirar selfies ou navegar na Internet

Os Dez Mandamentos de como não ser  babaca neste e em outros carnavaisEste mandamento foi acrescentado depois de muito tempo, por razões óbvias. Carnaval é só uma vez por ano. A gente sabe que as fotos são importantes para lembrar, mas lembrar não é tão importante quanto viver. Por isso, seja equilibrado e não fique interrompendo a turma o tempo inteiro para tirar selfies. A postagem também não precisa ser em tempo real, pode esperar. Do contrário, você vai ficar o tempo todo preso ao smartphone, sendo o chato da festa, vivendo de falsas lembranças. Quer uma dica? Deixe o celular em casa, compre um cartão telefônico e leva a câmera fotográfica ou simplesmente desligue o 3G para não cair em tentação de conferir o Facebook.

Conteúdos relacionados

bombeira trote óleo queimado