‘The Gouster’ ainda não tem data de lançamento

 

Gravadora anuncia disco inédito de David Bowie com influência 'soul'Dias antes de seu falecimento, presenteou seus fãs com uma obra-prima, o álbum ‘Blackstar’, que seria uma espécie de despedida de produções inéditas. Só que um álbum misterioso, gravado enquanto Bowie ainda flertava com o soul, será lançado pela primeira vez na íntegra, conforme anunciou o selo Parlophone, que ainda não divulgou a data de lançamento.

Em 1974, Bowie gravou, no estúdio Sigma, na Filadélfia, ‘Young Americans’, um de seus clássicos. Mas neste mesmo período surgiu o álbum ‘The Gouster’, que recorrendo ao soul e o funk, retratava a comunidade afroamericana de Chicago naquele período. ‘The Gouster’ integrará um box especial ‘David Bowie – Who Can I Be Now’, que trará músicas gravadas entre 1974 até 1976. O álbum também contará com obras ilustrações originais, segundo o selo.

Capa do álbum ‘The Gouster’ (Divulgação/Parlophone)Ao todo, ‘The Gouster’ trará sete faixas, com as versões originais ‘funk’ das canções que Bowie depois usou em ‘Young Americans’, incluindo uma versão de sete minutos do single ‘John, I’m Only Dancing’, de 1972. As outras músicas são: ‘Somebody Up There Likes Me’, ‘It’s Gonna B Me’, ‘Who Can I B Now?’, ‘Can You Hear Me’, ‘Young Americans’ e ‘Right’.

“Gouster era uma palavra pouco familiar para mim, mas David a usava como um código para a roupa usada por adolescentes afro-americanos nos anos sessenta”, disse o produtor Tony Visconti na informação que acompanha o anúncio do disco.

“O contexto deste álbum tem a ver com uma atitude de orgulho e modernidade. David passou muito tempo entusiasmado com o soul, assim como eu. Não éramos jovens, nem negros, mas estávamos convencidos de que queríamos fazer um álbum de soul”, acrescentou.

Bowie morreu aos 69 anos em decorrência de um câncer, cujo tratamento levou 18 meses, sem sucesso. Bowie havia acabado de lançar seu mais novo álbum, pelo qual recebeu críticas positivas. Ele completou 69 anos no mesmo dia.