MidiaMAIS

VÍDEO: araras-canindés brincam com cachorros em Aquidauana

Aposentada diz receber a visita das araras diariamente

Carol Alencar Publicado em 13/07/2015, às 21h21

None
004.jpg

Aposentada diz receber a visita das araras diariamente

Parece coisa de filme. O quintal da casa da dona Maria Silvana, de 56 anos e de seu esposo, o seu José dos Santos, 60, virou uma festa entre os animais silvestres e domésticos.

Quase diariamente, o casal, que mora no Bairro Guanandi em Aquidauana (MS), recebe a presença das famosas araras-canindés e pasmem, elas ‘pintam e bordam’ com os cachorrinhos da família.

Conforme dona Maria disse ao MidiaMAIS, a presença forte da fauna pantaneira invade sua varanda logo ao amanhecer. “Elas vêm logo cedo comer e sempre retornam no fim da tarde, não tem assim uma rotina, mas elas vêm todos os dias”, conta.

Dona Maria explica ainda que, dos três cachorrinhos que tem, só o pinscher ‘Mimi’ e o vira-lata ‘Amigo’ é que gostam de brincar com as araras. “Temos o Bob também, mas ele tá meio velho e não gosta de se misturar muito, mas os outros fazem a festa”, avalia.

As fotos foram cedidas ao site O Pantaneiro que, segundo dona Maria, ‘tive que tirar para mostrar que é verdade’. Quando as araras não aparecem para abrilhantar o seu quintal, ela diz que fica preocupada. “Quando elas não vêm eu fico morrendo de medo de elas serem capturadas, porque para mim, bicho tem que ser livre, a não ser os cachorros que precisam de um lar, os que são da natureza têm que viver na natureza”, pontua.

Outros bichos

Além das araras, dona Maria recebe diariamente também, diferentes espécies de passarinhos. “Tem dia que o quintal fica tomado de verde, dos periquitos que vêm comer…toda vez que vou a Campo Grande compro ‘Girassol’ para dar pros passarinhos e pras araras, que amam, mas quando não tenho alimentos apropriados, eu ofereço frutas também, elas amam mamão”, conta a aposentada que além de comida, disponibiliza água nos potinhos para os amigos de seus cachorrinhos.

A ave

Arara-canindé, também conhecida como arara-de-barriga-amarela e arara-amarela é uma das mais conhecidas representantes do gênero Ara.

A ave muito presente na vida dos Aquidauanenses e Anastacianos, muito colorida é considerada um dos psitacídeos mais espertos e inteligentes. Reproduz em nossos quintais e encontra alimento fácil na cidade.Vocaliza alto e costumam com frequência sobrevoar os dois municípios.

Assista ao vídeo da arara brincando com o cachorro:

Jornal Midiamax