Semana Nacional de Gastronomia e Turismo começa na próxima segunda-feira na Capital

Brigadeiro de baru, de pequi e de bocaiuva, geleia de hibisco, farinha de jatobá são algumas iguarias expostas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Brigadeiro de baru, de pequi e de bocaiuva, geleia de hibisco, farinha de jatobá são algumas iguarias expostas

De 29 de junho e 02 de julho acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo em Campo Grande a Semana Nacional de Gastronomia e Turismo. O evento é promovido pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Brigadeiro de baru, de pequi e de bocaiuva, geleia de hibisco, farinha de jatobá são apenas algumas das iguarias regionais que serão expostas por produtores atendidos pelo Senar/MS ( Serviço de Aprendizagem Rural na Semana Nacional de Gastronomia e Turismo). A feira terá espaço para degustação e comercialização de produtos como queijos, pão de jatobá e abóbora madura, derivados de mel, além da venda de produtos in natura como berinjela, mandioca, maxixe e caxi, cultivados por produtores familiares do Estado.

Os produtos listados serão fornecidos pelos produtores rurais familiares atendidos com assistência técnica e extensão rural do Senar/MS, boa parte integrantes do ‘Hortifruti Legal’, um projeto de produção assistida que leva soluções para problemas identificados tanto na produção, como na comercialização e industrialização dos produtos.

De acordo com o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta, o evento será uma oportunidade de fortalecer tanto o trabalho dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul como produtos da culinária ainda desconhecidos pela população. “Além de ajudar a ser eficiente no cultivo, o Senar/MS também tem programas que orientam na comercialização e gestão da propriedade. A feira é um espaço para demonstrar a capacidade empreendedora do pequeno produtor”, argumenta Beretta.

 Para a coordenadora dos programas de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) do Senar/MS, Marina Urt, a exposição incentivará os produtores rurais do Hortifruti Legal. “Os participantes do ATER terão na exposição a coroação do seu trabalho. Para o Senar/MS, é a oportunidade de divulgação do começo, meio e fim da assessoria feita junto a esses produtores”, ressalta Mariana.

 Atualmente, Mato Grosso do Sul tem 228 produtores rurais do Programa Hortifruti Legal. “Há uma perceptível mudança no rendimento econômico desses produtores. Se antes, entre 40% a 50% do preço do produto ficava com os atravessadores, com atuação do agente de comercialização este percentual caiu para 20% do valor negociado”.

Cozinha pantaneira – Outro diferencial levado pelo Senar/MS ao evento é a Cozinha Pantaneira. Em meio a bruacas – bolsas feita de couro típicas no transporte das comitivas -, facões e outros utensílios, permitirá ao participantes da Feira conhecer e degustar a alimentação dos peões das comitivas nas viagens de longa duração, com o cardápio típico dos pantaneiros.

Durante os quatro dias de evento, serão oferecidos ao público palestras, rodadas de negócios, consultorias, mostra de agricultores, cozinha show, além do Enchefs e a entrega do Prêmio Dólmã, o prêmio máximo da gastronomia brasileira.

A entrada nos quatro dias da Semana de Gastronomia é gratuita e aberta ao público. Para participar é preciso fazer o credenciamento no site www.ms.senac.br/sngt ou no local do evento. No site também é possível consultar a programação completa da Semana.

 

Conteúdos relacionados

facebook-instagram-processo
2024 google pesquisas
mergulhadora cauda sereia misterio