Carro-chefe deles está no pão de chia e hambúrguer de grão-de-bico

Para quem sobe a Antônio Maria Coelho, na esquina com a Bahia, bem do lado direito, só pela fachada já pode imaginar o espaço que tem depois do portão verde. Com uma decoração meio rústica, já na calçada, é possível perceber que existe PAZ naquele lugar. Ali funciona o Tao – Alimentação Saudável, um espaço superzen que vende comidinhas funcionais.

Não só pela nova onda, mas por pessoas que estão, cada vez mais, preocupadas e empenhadas em consumir comidas sem adicionais como açúcar, farinha branca e etc.,  o espaço é alternativo e relaxante.

“Desde o início pensei em fazer um lugar que eu gostasse de frequentar e antes de tudo, que tivesse um ambiente tropical, descontraído e claro, feito para a pessoa se desligar do mundo la fora de maneira mais saudável”, conta o proprietário Taoli Schardong, 22 anos.

Se a ideia dele foi pensando nos clientes se desligarem do mundo, com certeza foi uma boa jogada, porque o espaço é, sem dúvida, o ambiente perfeito para a gente relaxar.

A começar pela decoração com plantas por todos os lados – inclusive a planta da índia, imagens de budas de vários tamanhos e, umas mesinhas coloridas fazem a combinação perfeita com a música ambiente, estilo Zen Garden ou meditação que rola no lugar.

Segundo Taoli, o lance de mesclar princípios ecológicos com a natureza e, principalmente a energia do mar – tem duas pranchas pregadas na parede, uma dele e outra de seu pai, foram fatores essenciais para compor o ambiente e o cardápio.

“O cardápio ainda está em fase experimental, mas já colocamos os nomes de sucos, por exemplo, com algumas das praias que mais curti”, diz Taoli, que faz sucos in natura, justamente para buscar o mais natural possível.

Dos nomes dos sucos, encontramos as praias mais agitadas e belas dos litorais brasileiros como o Suco Maresias que leva água de coco, açaí e maracujá; o Suco Praia do Rosa que é mais orgânico e leva beterraba, mirtilo, goji Berry, laranja e água de coco e os sucos Copacabana, Guarda do Embaú, Angra dos Reis e até o Trancoso, da Bahia.

Na parte de comidinhas, o carro-chefe do espaço tem sido o pão de chia – uma espécie de pão de queijo sem queijo, feito com mandioquinha, salsa e semente de chia e o brigadeiro de batata-doce.

Os testes experimentais são todos assinados pelo próprio dono, que colocou a mão na massa em boa parte das receitas oferecidas. “Fiz vários testes de comidinhas, peguei receitas da internet e também de livros e estamos inventando e têm dado certo; estamos priorizando a boa alimentação e fazendo substituições, em vez do açúcar tradicional, coloco o açúcar de coco ou o demerara que tem um índice de glicemia menor; já os queijos usamos sempre o de búfala e o branco, evitamos ao máximo o amarelo ”.

Para a próxima estação, inverno, os caldos vegetarianos complementarão o cardápio do local. E, enquanto o frio não chega, o espaço oferece hambúrguer vegetariano de três sabores: grão-de- bico, legumes – milho, cenoura e ervilha e o de soja.

O Tao ainda não tem uma definição. Nós do MidiaMAIS o denominamos de espaço saudável zen, mas tem gente que fala lanchonete, restaurante ou ambiente aconchegante. Para o proprietário, a definição é bem relativa. “Não gosto de limitar não, deixo isso para os clientes”, brinca. Num futuro bem próximo, Taoli diz que vai investir em saladas.

Uma outra novidade que vale ressaltar e que tem saído muito do espaço Tao tem sido o suco integral de uva, que é feito sem adição de açúcar, conservantes e tem no sabor tinto e branco.

Para saber mais informações do espaço é só acompanhar as postagens no Facebook