O projeto existe em várias cidades  

Distribuição de alimentos, arrecadações, enfim, todo tipo de atividade que requer astucia e amor, é uma tarefa para os desbravadores.  O movimento presente em várias cidades do mundo está presente também em Campo Grande.

No Bairro Nova Campo Grande, “Os desbravadores”, é formado por 59 crianças e adolescentes, um verdadeiro “exército do bem”.

“Eles fazem tarefas aqui no bairro mesmo, quando alguém da comunidade precisa de ajuda, por exemplo. Transformamos tudo em gincana e vira uma farra”, diz Wilmo Alves Pagane, 23 anos. Atual coordenador do grupo, Wilmo também foi um desbravador, desde os 12 anos de idade.

“Para a minha formação foi fundamental. Nós nos juntamos, conversamos e discutimos coisas muito importantes. Eu fico muito feliz de poder, de algum, modo retribuir tudo que aprendi”, diz.

O grupo funciona mais ou menos como o escoteirismo, com sensíveis diferenças, por ter relação com uma instituição religiosa, algumas tarefas são adaptadas. “Sempre voltamos às atividades para o bem da comunidade. A vocação do grupo é ajudar o próximo”, diz.

As atividades são oferecidas aos domingos, das 8 às 11 horas, no Bairro Nova Campo Grande. Todas as crianças da região podem participar e não há qualquer distinção religiosa. “Apesar de ter uma base religiosa, todos os adolescentes e crianças são mais que bem-vindos”.