Abertura terá palestra da consulesa da República Tcheca no Brasil

Um dos escritores mais influentes do século XX, o tcheco Franz Kafka é o tema da exposição que tem abertura nesta segunda-feira (9), no teatro da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), em . Em ‘Franz Kafka e Praga', que tem curadoria do Consulado da República Tcheca no Brasil, a ideia é apresentar um dos expoentes da literatura do país e, ao mesmo tempo, mostrar a cultura tcheca na primeiras décadas do século passado.

A exibição apresentará ao público a vida do escritor por meio de painéis biográficos, que trazem informações sobre familiares e outras referências, além de imagens que retratam o decorrer da vida do autor, desde a infância até os últimos dias, numa instituição psiquiátrica. Capas das primeiras edições de seus livros, manuscritos e de alguns documentos também fazem parte da exposição. E cada painel traz um texto do próprio Kafka que de alguma forma está relacionado ao momento retratado. Em ocasião da abertura, a consulesa da República Tcheca, Pavla Havrlíková ministrará uma palestra, logo mais, às 18h.

Em Campo Grande, a exposição é possível após um acordo firmado entre a UEMS a Universidade de São Pedro, na Republica Tcheca. Para a universidade, a exposição também marca um momento importante, “porque delimita o espaço da universidade como novo ponto de acesso a cultura”, conforme André Mazini, responsável pela instalação de ‘Franz Kafka e Praga' em Campo Grande. O campus universitário da UEMS na cidade foi inaugurado recentemente e a exposição pode demonstrar a vocação da unidade para abrigar eventos culturais da cidade.

A propósito, o Estado tem um pouco da República Tcheca em seu DNA: Batayporã e Bataguassu são cidades que abrigam colônias tchecas. “Trazer essa exposição significa, além da contemplação cultural, uma aproximação com o país e é um canal de comunicação com aquele país”, conclui Mazini.

Sobre Franz Kafka

Nascido em Praga em 1883, Franz Kafka é um dos autores mais influentes do Século XX, tendo escrito obras-primas como O Processo e A Metamorfose – este, um dos livros mais famosos entre as obras publicadas em alemão. Suas obras trazem um estilo próprio, apontado pelos críticos como um misto de crítica ao capitalismo, à burocracia, no qual Kafka recorre a estruturação narrativa de labirintos emocionais.

Kafka era fluente em alemão e tcheco, mas considerava o alemão a lingua materna. A maior parte do reconhecimento do escritor aconteceu somente após sua morte, em 1924.

 

Serviço – ‘Franz Kafka e Praga', exposição sobre o autor tcheco, com curadoria do Consulado da República Tcheca no Brasil. De 9 (abertura) a 20 de novembro, no teatro da UEMS, em Campo Grande (rodovia MS080, Saída para Rochedo). Na abertura, às 18h, haverá uma palestra da consulesa da República Tcheca, Pavla Havrlíková.