Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Consulado da República Tcheca traz à cidade exposição sobre Franz Kakfa

Abertura terá palestra da consulesa da República Tcheca no Brasil
Arquivo -

Abertura terá palestra da consulesa da República Tcheca no Brasil

Um dos escritores mais influentes do século XX, o tcheco Franz Kafka é o tema da exposição que tem abertura nesta segunda-feira (9), no teatro da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande. Em ‘Franz Kafka e Praga’, que tem curadoria do Consulado da República Tcheca no Brasil, a ideia é apresentar um dos expoentes da literatura do país e, ao mesmo tempo, mostrar a cultura tcheca na primeiras décadas do século passado.

A exibição apresentará ao público a vida do escritor por meio de painéis biográficos, que trazem informações sobre familiares e outras referências, além de imagens que retratam o decorrer da vida do autor, desde a infância até os últimos dias, numa instituição psiquiátrica. Capas das primeiras edições de seus livros, manuscritos e de alguns documentos também fazem parte da exposição. E cada painel traz um texto do próprio Kafka que de alguma forma está relacionado ao momento retratado. Em ocasião da abertura, a consulesa da República Tcheca, Pavla Havrlíková ministrará uma palestra, logo mais, às 18h.

Em Campo Grande, a exposição é possível após um acordo firmado entre a UEMS a Universidade de São Pedro, na Republica Tcheca. Para a universidade, a exposição também marca um momento importante, “porque delimita o espaço da universidade como novo ponto de acesso a cultura”, conforme André Mazini, responsável pela instalação de ‘Franz Kafka e Praga’ em Campo Grande. O campus universitário da UEMS na cidade foi inaugurado recentemente e a exposição pode demonstrar a vocação da unidade para abrigar eventos culturais da cidade.

A propósito, o Estado tem um pouco da República Tcheca em seu DNA: Batayporã e são cidades que abrigam colônias tchecas. “Trazer essa exposição significa, além da contemplação cultural, uma aproximação com o país e é um canal de comunicação com aquele país”, conclui Mazini.

Sobre Franz Kafka

Nascido em Praga em 1883, Franz Kafka é um dos autores mais influentes do Século XX, tendo escrito obras-primas como O Processo e A Metamorfose – este, um dos livros mais famosos entre as obras publicadas em alemão. Suas obras trazem um estilo próprio, apontado pelos críticos como um misto de crítica ao capitalismo, à burocracia, no qual Kafka recorre a estruturação narrativa de labirintos emocionais.

Kafka era fluente em alemão e tcheco, mas considerava o alemão a lingua materna. A maior parte do reconhecimento do escritor aconteceu somente após sua morte, em 1924.

 

Serviço – ‘Franz Kafka e Praga’, exposição sobre o autor tcheco, com curadoria do Consulado da República Tcheca no Brasil. De 9 (abertura) a 20 de novembro, no teatro da UEMS, em Campo Grande (rodovia MS080, Saída para ). Na abertura, às 18h, haverá uma palestra da consulesa da República Tcheca, Pavla Havrlíková.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Designers e antropóloga criam coleção inspirada no Banho de São João de Corumbá

Espérance vence o Los Angeles FC, e Flamengo avança às oitavas como líder do Grupo D

VÍDEO: luzes no céu intrigam moradores de Campo Grande

‘Careca do INSS’ pede anulação de relatórios financeiros que embasaram inquéritos sobre fraudes

Notícias mais lidas agora

Secretários chegam em Campo Grande uma semana após escalada de confronto em Israel

Juiz dá ‘puxão de orelha’ e manda MPMS apresentar provas da corrupção em Água Clara em dez dias

VÍDEO: luzes no céu intrigam moradores de Campo Grande

Carreta fica destruída por incêndio com explosões na BR-158

Últimas Notícias

Brasil

Inscrições para Encceja Exterior 2025 vão até dia 27

As inscrições devem ser feitas exclusivamente no Sistema do Encceja Exterior

Polícia

Acusado por emboscada com ônibus incendiado e morte de torcedor do Cruzeiro é preso em MS

Morte de um torcedor do Cruzeiro no dia 27 de outubro do ano passado

Mundo

Embaixada começa a identificar brasileiros que querem deixar Israel

Em razão do recente conflito com o Irã, iniciado dia 13 de junho

Esportes

Sem pódio por equipes, Brasil acaba Mundial de Judô com duas medalhas

A última possibilidade de medalha era a competição por equipes