A ideia é aproximar as comunidades de Campo Grande e Terenos 

A peregrinação religiosa começa às 7 horas. Depois de lanchar e ajustar os últimos detalhes é hora de pedalar, e pedalar bastante. São mais de 500 pessoas e cerca de 30 quilômetros pela frente, nada que a fé e a força de vontade não impulsionem. E é assim, tradicionalmente, há 19 anos.

A ‘Ciclo Romaria’, foi idealizada pelo padre Luciano Scampini. Na época, juntar o pedal à fé foi a saída mais prática para quem pretendia aproximar as comunidades católicas de Campo Grande e Terenos, município a 27 quilômetros da Capital.

Poderia ser considerado um grupo de pedal comum, como tantos outros que existem em Campo Grande, mas algumas sensíveis diferenças o tornam especial. Primeiro, por aliar fé e saúde; segundo, porque para eles, bicicleta boa é a enfeitada. Cestas de flores, adereços pendurados, pintura especial. Vale tudo para pedalar bonito até Terenos.

“É um momento de fé e de amor, além de ser muito prazeroso para nós todos que gostamos de pedalar”, explica Marcio Jlle, padre da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Ele é um dos participantes da romaria e garante que o percurso é longo, mas com fé se chega.

“Qualquer pessoa pode participar. É só aparecer com sua bicicleta e vir pedalar conosco. Não há qualquer distinção entre religiões”, diz.

Depois dos 30 quilômetros pedalados, o grupo se reúne para almoçar e participar da celebração. “É um momento de lazer e de descontração, mas temos sempre em mente o motivo de estar juntos”. Lembra o padre.

Tatiana Lopes, moradora de Terenos, participa do pedal todos os anos. Ela e os ciclistas de sua comunidade saem da cidade às 5 horas e retornam com o restante do cortejo. “É muito legal. Você pedala sorrindo, não há cansaço. Participo todos os anos e não abro mão”, diz. 

Ainda em Terenos, há sorteio de brindes, rodas de conversa e música. Pra eles, a missão é relaxar.  Para os menos atléticos, o padre garante que o ritmo de pedalada é tranquilo e qualquer pessoa consegue acompanhar. “Adultos, crianças, todo mundo é convidado. Temos muitas famílias. É um evento muito gostoso”, diz.

O grupo sai da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, na Avenida Tamandaré, na Vila Planalto às 7 horas.