Chef trouxe receita especial para o Estado do Pantanal

Amanhã (10) é a data mais especial para as mamães fora o dia do nascimento dos filhos, claro. Para quem vai reunir a família com as gerações de mães, avós e até mesmo bisavós o chef André Barros, que esteve em Campo Grande durante um evento gourmet, ensinou como fazer um Pintado Bossa Nova. Receita que aprendeu com a própria mãe.    

Segundo o chef, que morou em Boston (EUA) para aprimorar ainda mais o seu trabalho, diz acreditar que o mais importante em uma refeição é o que ela proporciona. “O é o dia de colocar a mesa com a família, colocar as peças na mesa. É uma comida de afeto”, ressalta.

Esta foi a primeira vez de Barros em Campo Grande. Ele trouxe uma receita especial para o Estado do Pantanal. “Quando eu pensei na receita que ia fazer e lembrei-me do Pantanal. O pintado é um peixe fácil de encontrar no mercado. É um prato para o Dia das Mães, acessível ao bolso dos brasileiros e com uma boa apresentação fica ainda melhor”.

O chef garantiu, mesmo sendo a primeira vez em Campo Grande, que pretende levar algo da cidade para aprimorar na cozinha. Ele que atualmente mora em Goiânia (GO), deve visitar ainda neste sábado (9) o Mercado Municipal de Campo Grande para descobrir os aromas e sabores que podem ser encontrados em Mato Grosso do Sul.

Para os moradores da Capital, Barros apresentou uma receita com um peixe que se encontra nos mercados e rios do Estado, o pintado, para complementar ele utiliza banana da terra e leite de coco. A receita é fácil de preparar, mas precisa ser feita de um dia para outro, por isso no MidiaMAIS dá a dica para agradar a mamãe amanhã.

Para fazer o Pintado Bossa Nova você vai precisar de:

Um quilo de filé de pintado

Dois limões

Duas pimentas bode (opcional)

Farinha de trigo

Óleo de girassol, canola ou milho

Um vidro pequeno de leite de coco

300 ml de leite integral

Uma cebola ralada ou cortada em cubinhos

Manteiga

Duas colheres rasas de amido de milho (maizena)

150 gramas de queijo parmesão ralado

Sal e pimenta do reino

Três unidades de banana da terra maduras

Modo de preparo:

Tempere o peixe de véspera com sal e pimenta de bode. Guarde na geladeira. Posicione o peixe em pedaços (200g), passe na farinha de trigo e frite em óleo quente. Reserve. À parte, doure a cebola na manteiga, acrescente o leite integral, leite de coco e o sal. Quando começar a ferver, acrescente o amido de milho dissolvido em um pouco de leite frio. Misture até engrossar. Junte o queijo parmesão.

Separado, frite a banana da terra fatiada em rodelas. Disponha o peixe em um refratário e cubra-o com o creme de parmesão e coco. Finalize com banana da terra frita. Sirva com arroz branco e acrescente salsinha fresca e alho crocante.

Saiba Mais