A música é parte do novo disco de Jonavo que será lançado ainda em 2015

A 30 minutos do centro de São Paulo, a Serra da Cantareira é o refúgio de grandes mestres da música brasileira. Por lá, cercados pelo verde, vivem nomes como Almir Sater, Zé Geraldo, Sérgio Reis e Renato Teixeira. Na expectativa de viver o tal clima criativo e musical que ronda a região, o cantor e compositor campo-grandense Fernando Jonavo, 27 anos, subiu a serra.

Ao Renato Teixeira, compositor de clássicos como “Romaria”, Jonavo apresentou sua canção “Musicando o Vento”. Prontamente o artista topou a parceria e a gravação do clipe foi feita durante uma tarde em seu estúdio na Serra da Cantareira.

“Foi tudo muito legal. Quando escrevi a música e comecei a cantar, já imaginei o Renato cantando. Quando aceitou logo de cara a parceria eu mal acreditei”, conta entre risos. O clipe foi lançado neste domingo (12).  

A letra que faz alusão a outro grande artista, Geraldo Roca, traz versos da canção “Uma pra Estrada”.  Geraldo Roca disse na canção: Me arranje o gole que acalma, me aplique a dose que salva…

De acordo com o compositor, que vive há mais de três anos em São Paulo, a referência a outros artistas é própria do Folk. “É algo muito natural a citação de outros artistas do movimento. E Geraldo Roca e Renato Teixeira são grandes nomes do folk brasileiro”, diz.

Jonavo explica que tal título não é, normalmente, dado às produções dos artistas. “Algumas pessoas caracterizam como caipira, como qualquer outro som. Mas nós, desse movimento novo do Folk, com apadrinhamento deles, reconhecemos neles nossos ídolos e representantes do estilo no Brasil.”

Desde que se mudou de Campo Grande para São Paulo, Jonavo tem trabalhado no mapeamento do que já foi produzido no Brasil, mas que não é reconhecido como folk.

“Fizemos o Festival Folk Mais Brasil e agora estamos fazendo esse levantamento. Com uma mistura do que sempre foi produzido com algo mais moderno, estamos tentando projetar esse estilo”, explica o músico que também é integrante do grupo Folk na Kombi.

Novos Trabalhos

“No Casulo”, segundo disco solo de Jonavo, está em fase de finalização e deve ser lançado em setembro. Já o projeto paralelo Folk na Kombi lançará novo DVD no próximo mês. Mais informações no site