Campo-grandenses destacam a importância da toalha no Dia do Orgulho Nerd

Dia 25 de maio é comemorado o dia da toalha e do Orgulho Nerd
| 26/05/2015
- 00:41
Campo-grandenses destacam a importância da toalha no Dia do Orgulho Nerd

Dia 25 de maio é comemorado o dia da toalha e do Orgulho Nerd

Que importância você dá para sua toalha? Nenhuma? Pois fique sabendo que tem gente que acredita que ela é uma peça de muita importância a ponto de ter uma dia só dela para comemorar. É isso mesmo. Dia 25 de maio é comemorado o dia da toalha. Ficou sem entender porque esse dia existe? Eu explico.

Mas antes preciso destacar que além do Dia da Toalha, nesta segunda-feira (25) também é comemorado o Dia do Orgulho Nerd e uma data tem tudo a ver com outra. Mas não tem nada a ver com o dia em que o primeiro nerd conseguiu passar de ano com as notas do boletim do primeiro bimestre ou coisa parecida. Podemos dizer que é uma data “estelar”.

As datas tem motivos bem parecidos para serem comemoradas no mesmo dia. Há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante. Mentira, não tem tanto tempo assim. Na verdade  tudo começou em dia 25 de maio de 1977, quando o filme “Star Wars Ep IV: Uma Nova Esperança” fez sua estreia nos cinemas dos Estados Unidos, a data ficou então conhecida a partir de 2006, como o Dia do Orgulho Nerd.

Nesta mesma data,  só que em 2001 já era comemorado também o Dia da Toalha. Isso ocorreu duas semanas após o falecimento do escritor do “Guia do Mochileiro das Galáxias” , Douglas Adams, em uma referência bem clara à maior obra do autor — o Guia ensina que em toda viagem espacial é essencial que os mochileiros estejam sempre carregando uma toalha.

O artista plástico Luan Luigi, de 23 anos,  explica que a data ainda tem grande relação com o numero 42, que segundo ele , é “um número que ajuda a explicar o universo”. De acordo com a saga, a resposta para questão fundamental da vida, o universo e tudo mais seria o número  42.

É comum a data ser lembrada pelos fãs com o uso de uma toalha durante o dia inteiro. Luan, que até trocou a foto do seu perfil no Facebook por uma imagem onde aparece com uma toalha no ombro, acredita que a data é um dia de muito orgulho. “É expor sua toalha no ombro ou de qualquer maneira criativa, seja no trabalho, na escola, no ônibus, em meio a sua rotina no dia 25. É a prova de grande orgulho”.

Luan Luigi conta que costuma frequentar eventos temáticos voltados a data e acredita ser um dia para unir os amigos. Mas além do orgulho nerd a data traz também uma lembrança. “Para mim comemorar esse dia tem outro significado, pois uma importante amiga se foi recentemente e Douglas Adams era dos seus autores favoritos”, desabafa.

“Nerd é aquela pessoa que não faz o que a sociedade impõe e acredita ser normal”. Essa é a definição de nerd para Magno Mustang de 34 anos. Para ele, nerd é quem se esforça pra sair da rotina, que joga viodeogame, que rotimeiramente vai assitir um filme no cinema. “Nerd é quem consegue se deslocar para uma ponte de escape, não fica nessa de acordar, trabalhar e dormir”, completa.

Magno é  sócio da XD Comic Shop, uma loja especializada em quadrinhos, mangás, card games e jogos de tabuleiro, um paraíso para os nerds. Todos os anos a loja costuma comemorar o dia do Orgulho Nerd com alguma atividade. Este ano, pelo fato da data ter caído logo em uma dia que a loja não  abre, a comemoração acontecerá no próximo sábado (30).

Com torneio de Magic, que é um jogo de cartas colecionáveis e sorteios de vários brindes, Magno espera atrair gente de todas as idades para a comemoração deste ano. Além disso Magno está promovendo  atividades difentes este ano. “Iremos fazer algo que as pessoas interajam, mandando uma foto, compartilhando um banner”, explica.

Quem ficou interessado em saber mais sobre as ativididades pode acessar a página da loja no facebook.

Veja também

Confira o passo a passo de como preparar bolinho de bobó em casa

Últimas notícias