O espetáculo “Carnaval dos Animais”, do mais importante grupo de teatro de bonecos do Brasil, será apresentado em Corumbá – distante a 444 km de Campo Grande, neste domingo, 18 de agosto, pelo Teatro Móvel Giramundo. A peça, inspirada na fantasia para pequena orquestra do compositor francês Camille Saint-Sãens, traz a clássica história do Sapo e do Jacaré, que, por terem boca grande, não foram convidados para a festa na floresta.

Com duração de 60 minutos, a peça criada em 1997 tem números incríveis como o jovem pianista, a dança dos avestruzes e a transformação de uma garrafa de plástico transparente num peixe em perspectiva.Com concepção de Álvaro Apoclypse; direção de remontagem de Beatriz Apocalypse, o “Carnaval dos Animais” é a maior coleção de marionetes de fio do Giramundo.

O espetáculo usa como palco um caminhão com carroceria adaptada, que permite apresentações de grande qualidade técnica mesmo em regiões sem infraestrutura para eventos deste gênero.

Para a diretora-presidente da Fundação de Cultura, vice-prefeita Márcia Rolon, o espetáculo em Corumbá é uma grande conquista. “Conseguimos trazer um teatro móvel que está percorrendo 22 municípios brasileiros que não fazem parte do circuito cultural. E isso vem ao encontro da nossa ideia de levar a cultura para todas as pessoas, fomentando a arte na região”, explicou.

A peça será encenada em Corumbá a partir das 19 horas, no pátio do estacionamento do Centro de Convenções, no Porto Geral, com entrada aberta ao público. A apresentação contará ainda com a participação da Orquestra da Escola de Música de Nova Lima, de Minas Gerais, estado de origem do grupo teatral. A iniciativa conta com apoio da Vale.

O grupo

O Giramundo é uma usina de pesquisa e criação. Sua estrutura envolve atividades de teatro, museu e escola; forma marionetistas, realiza novas produções, armazena e distribui conhecimento. enveredou pelos campos da animação stopmotion, do cinema e dos programas para TV. Se apresentou em diversos países e em todos os estados brasileiros.