Cultura seleciona espetáculos para o Circuito Sul-Mato-Grossense de Teatro

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul publicou nesta segunda-feira (25) no Diário Oficial o edital de seleção de espetáculos que participarão da edição 2013 do projeto Circuito Sul-Mato-Grossense De Teatro, que terá apresentações gratuitas em teatros, espaços alternativos, ruas e praças de municípios do interior do Estado. A Comissão de Seleção definirá […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul publicou nesta segunda-feira (25) no Diário Oficial o edital de seleção de espetáculos que participarão da edição 2013 do projeto Circuito Sul-Mato-Grossense De Teatro, que terá apresentações gratuitas em teatros, espaços alternativos, ruas e praças de municípios do interior do Estado.

A Comissão de Seleção definirá os oito grupos de teatro para o projeto. Todos devem ter atividades comprovadas em Mato Grosso do Sul há pelo menos dois anos. Eles realizarão quarenta apresentações, principalmente nas cidades com carência de espetáculos de artes cênicas. Os projetos devem ser encaminhados com toda a documentação solicitada pelo edital da Fundação de Cultura até o dia 9 de maio somente via Correios.

Serão selecionados três gêneros: espetáculos que possam ser apresentados em teatros, espaços adaptados e que necessitem exclusivamente de recursos de iluminação cênica; espetáculos de rua ou de linguagens circenses que possam ser apresentados em espaços abertos (ruas, praças, pátios de escolas, ginásios, quadras de esporte) e peças que possam ser apresentados em quaisquer espaços, desde que não necessitem exclusivamente de estrutura de iluminação cênica.

O Circuito Sul-Mato-Grossense de Teatro busca divulgar as produções do Estado e estimular a cultura. Fomenta a formação de plateia e o surgimento de novos grupos por meio de ações alternativas, pesquisas e intercâmbios entre os participantes.

O projeto já passou por 52 cidades em cinco anos e contemplou um público aproximado de 65 mil pessoas. O todo 36 grupos teatrais encantaram os participantes em 195 apresentações. “O Circuito possibilitou uma melhor visualização do que é produzido no Estado, já que muitas peças não são vistas no interior por falta de espaços. O projeto aproxima o espetáculo da platéia”, explica o coordenador do Núcleo de Teatro da Fundação de Cultura, Márcio Veiga.

“Investir no teatro é fortalecer a identidade cultural do Estado, aprimorar o pensamento crítico da população e oferecer a oportunidade de contato com essa arte profundamente criativa. Os investimentos aplicados nessa área demonstram o compromisso da Fundação de Cultura e do governo do Estado com a divulgação, o aprimoramento técnico e o registro dessa importante manifestação artística em solo sul-mato-grossense”, analisa o presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros.

Serviço: Outras informações no Núcleo de Teatro da Fundação de Cultura, pelos telefones (67) 3316-9172 ou 3316-9173.

Conteúdos relacionados