O Teatro Imaginário Maracangalha realiza nesta sexta-feira (18) e sábado (19) em Campo Grande, mais uma edição do Sarobá, um projeto cultural que mistura teatro, dança, artes visuais, música e poesia em um só lugar e com entrada franca.
 
No primeiro dia o encontro é às 19h, na sede do Espaço Maragangalha, que fica na rua Júlio Dittmar, 26A, no bairro São Francisco, onde haverá o Seminário Arena Aberta, com o tema “A dança e rua: Diálogos Populares”. Como convidados o evento trará a professora e pesquisadora da cultura popular Marlei Sigrist e o bailarino pesquisador Yan Chaparro.
Fechando no estilo cênico, o Sarobá preparou para o sábado, às 18h, o Sarau/Festa, com intervenções culturais do Teatro Imaginário Maragangalha, performance de moda “A Carne”, com Fábio Maurício, Cafieira, com Selma e Cláudio, poemas do poeta Lobivar Matos e lançamento do livro SAPOIE de Felipe Costa Marques.
Como de costume, muito escambo, varal de poesia, dança e artes visuais. Na parte musical, Cucas Frescas, Colisão, Grupo Sampri, Werther Fioravanti, Gustavo Egami com “Bossa que Samba” e Ana Cabral, tudo isso no dia 19, no Pedrão Aguena Bar em frente à praça Aquidauana, no centro da Capital.
 
Sarobá
 
“O Sarobá surgiu há quatro anos num encontro de amigos em um bar em Campo Grande chamado também Sarobá, que abriu espaço para os artistas e intervenções com objetivo de ocupar o bar e a rua para as apresentações artísticas”, conta o ator Fernando Cruz.
Segundo o ator, após o fechamento do bar, o Teatro Imaginário Maracangalha, continuou a realizar o evento, e partir de 2011 acrescentaram o “Seminário Arena Aberta” com o intuito de agregar ao evento produção de conhecimento. 
 
Cada seminário tem objetivo de discutir arte-pública, estética e políticas públicas para os espaços públicos, tendo cada evento um tema e um convidado diferente. 
 
“Já tivemos a participação da arquiteta Jussara Basso discorrendo sua pesquisa sobre os espaços públicos da Capital, do historiador Leandro Mendonça Barbosa falando sobre o cortejo dionisíaco na Grécia antiga e até do escritor Edson Contar falando sobre cortejo e carnaval em Campo Grande, é sempre bom”, completa Fernando, que é um dos realizadores do Projeto.
 
Os cortejos em praças, ruas, espaços públicos e bares e uma pesquisa contínua sobre a obra do poeta corumbaense Lobivar Matos (1915-1947), serviram de base para a montagem do espetáculo de rua  “Areôtorare” sobre o autor que tanto falou do povo de maneira poética e crítica.
 
Mais informações com Fernando Cruz pelo telefone (67) 8432-6899 e Rogéria Castro no telefone (67) 8462-7884.
 
 
Serviço
Sarobá – “Seminário Arena Aberta”
Tema: “A dança e rua: Diálogos Populares”
Dia 18 de maio – 19h – rua Júlio Dittmar, 26A, bairro São Francisco
Entrada gratuita
Sarobá – Sarau/Festa
Intervenção performática do Teatro Imaginário Maracangalha, escambo, poesia, teatro, dança, artes visuais e música
Dia 19 de maio – 18h – Pedrão Aguena Bar em frente à praça Aquidauana, Centro
Entrada gratuita