O projeto cultural “Sarobá” que acontece a cada 60 dias na Capital, vai realizar sua nova edição neste fim de semana, misturando teatro, dança, artes visuais, música e poesia em um só lugar.

Com entrada franca, o primeiro encontro será nesta sexta-feira (6), às 19h, na sede do Teatro Imaginário Maracangalha, que fica na rua Julio Dittmar 26a, no bairro São Francisco, próximo ao Supermercado Comper  da rua 13 de Maio.

Neste dia haverá o Seminário Arena Aberta, com o tema “A Paisagem da cidade no viver a cidade”, com Rubens Costa Marques e Jussara Basso.

Seguindo a marcha, o evento continua ali pertinho, no sábado (7) às 17h, na Casa Vai ou Racha, na rua 14 de Julho, em frente à Igreja São Francisco, onde a música fica por conta dos grupos, Sampri, Stéreo Camalote e dos músicos Ana Cabral, Werther Fioravanti e Gustavo Egami.

Na sequência, varal de poesia, teatro, artes visuais e uma demonstração de dança com o grupo T´ikay.

Com o objetivo de ocupar esses espaços com manifestações artísticas e culturais, a nova programação Sarobá de Lua vai comemorar em duplicidade a chegada do homem a lua e a chegada do Sarobá às praças, ruas e bares de Campo Grande.

Realizado pelo coletivo Teatro Imaginário Maracangalha e parceiros, o Sarobá já é referência de ocupação de espaços públicos para eventos com programação cultural da cidade.

Em todo o Sarobá acontece uma feira de artesanato e escambo, onde são comercializados livros, cd´s e outros objetos a preços populares. Haverá também durante a exibição teatral, uma mostra do projeto Contos da Biboca, que foi aprovado no Fundo de Incentivo à Cultura (FIC).
 
Casa Vai ou Racha
 
Antes chamado de “Bandas do Cascudo”, a “Casa Vai ou Racha” existe desde a década de 40 como um lugar histórico na região do São Francisco.

O comércio foi estabelecido por um descendente de escravos, Luziano dos Santos, que ali prosperou , criou e formou seus filhos que hoje em dia tomam conta do local.

Além de ser um local conhecido para encontros e discussões políticas, o ponto vendia desde alimentos, ferramentas, insumos, bebidas e abastecia também quem vinha ou ia para área rural.

Em dias de festa, o bar servia como aperitivo, porções de cascudo frito pescado no córrego Segredo. Sabendo disso, o Sarobá de Lua vem para resgatar mais um importante local histórico de campo Grande.
Sarobá

“O Sarobá surgiu há quatro anos num encontro de amigos em um bar em Campo Grande chamado também Sarobá, que abriu espaço para os artistas e intervenções com objetivo de ocupar o bar e a rua para as apresentações artísticas”, conta o ator Fernando Cruz.

Segundo o ator, após o fechamento do bar, o Teatro Imaginário Maracangalha, continuou a realizar o evento, e partir de 2011 acrescentaram o “Seminário Arena Aberta” com o intuito de agregar ao evento produção de conhecimento.

Cada seminário tem objetivo de discutir arte-pública, estética e políticas públicas para os espaços públicos, tendo cada evento um tema e um convidado diferente.

Os cortejos em praças, ruas, espaços públicos e bares e uma pesquisa contínua sobre a obra do poeta corumbaense Lobivar Matos (1915-1947), serviram de base para a montagem do espetáculo de rua  “Areôtorare” sobre o autor que tanto falou do povo de maneira poética e crítica.
 
Confira a programação
 
Sexta-feira 06/07 – 19 horas

Serminário Arena Aberta: A Paisagem da cidade no viver a cidade com Rubens Costa Marques e Jussara Basso.
Local: Teatro Imaginário Maracangalha, Rua Julio Dittmar 26a, São Francisco, próximo ao Comper da 13.
 
Sábado 07/07 – 17 horas

Festa/ Sarau
Escambo, dança, poesia, teatro, artesanato, artes visuais, música e tudo de bom.
Teatro: “Contos da Biboca: Primeiro Sinal” e “Cortejo Maracangalha, com figurinos de Fábio Maurício”.
Música: Stéreo Camalote, Sampri, Ana Cabral, Werther Fioravanti e Gustavo Egami.
Dança: T´ikay
Artes Visuais: Instalação Galvão Pretto com “O pão nosso de cada dia” e Dagô com “A Raça Humana é.”
Varal de Poesias: Kite Santana com Rabiola de Poesias Disforme.
Local: Casa Vai ou Racha, Rua 14 de Julho, próximo ao Comper e a Igreja São Francisco, em frente à praça Julio Lugo.