Vinte artistas da Comunidade de Produtores em Arte – COMPA e do Teatro Trono, da  Bolívia, compõem a Caravana  Continental pela Vida que percorreu o Brasil,  foi à Rio + 20 e, agora, retorna para casa, passando por Campo Grande, no dia primeiro, para a realização de intercâmbio,  espetáculos e recebimento de homenagem da Câmara Municipal.
  
Segundo os integrantes “a Caravana pela Vida está viajando com o propósito de dizer ao mundo que precisamos de uma Visão de Futuro em que a cultura e a natureza sejam concebidas harmonicamente e que a vida não seja mercantilizada, que prevaleça o direito à Água e à Cultura como bens inegociáveis e básicos da dignidade, como bens universais dos povos da terra”.

Uma programação estendida por vários pontos de cultura de Campo Grande os espera na cidade morena, com rodas de conversa, espetáculos a serem realizados por eles e por artistas locais, um intenso e raro  intercâmbio entre vizinhos latinos que buscam na arte afirmar a cidadania e ampliar os horizontes de quem faz e de quem vê.

No dia 2 de julho, segunda-feira na Praça do Rádio Clube, as 19h30, o Caminhão Teatro Trono, de 16 metros, vira palco para o espetáculo Hasta la Ultima Gota.   Criação coletiva de arte comunitária contemporânea  que busca diálogo com o público ao satirizar a história universal de disputa entre grupos opostos por um bem comum: a água. Quem tem e quem não tem direito sobre a água? Quanto vale a vida humana quando a água tem preço?  Os atores partilham de uma inquietação comum utilizando do humor e sarcasmo para semear as preocupações com o meio ambiente e valores como o respeito ao planeta e aos bens naturais.  http://rede.cupuladospovos.org.br/2012/06/video-sobre-caravana-por-la-vida-a-rio/

No dia 3 de julho, terça-feira, a Comissão de Cultura da Câmara Municipal concederá ao diretor Ivan Nogales, representante da Companhia de Produtores em Arte – COMPA o título de visitante ilustre da capital sul-mato-grossense, em reconhecimento à importância do encontro entre nações através de seus artistas.

A  Comunidade de Produtores em Arte e a Campanha Cultura Viva Comunitária
A COMPA  nasceu em 1989 na Bolívia como uma organização cultural sem fins lucrativos, um laboratório de ações artísticas, educativas e culturais orientadas para o desenvolvimento individual e social de crianças e jovens.  Trabalha para que a arte, a educação e a cultura formem parte essencial e transcendental no desenvolvimento e transformação individual e social a fim de alcançar uma sociedade justa, participativa, democrática e solidária.  http://www.compatrono.com/.

Integram com diversos grupos do Brasil, Argentina, Guatemala, Costa Rica, Colômbia e Peru, a Campanha Cultura Viva Comunitária, estimulando nos países sul-americanos o  reconhecimento pelo poder público do protagonismo, autonomia e empoderamento das comunidades culturais, a exemplo do ocorreu no Brasil com o programa Cultura Viva.  http://culturavivacomunitaria.org/Recepção colaborativa.

O Pontão de Cultura Guaikuru, o Circo do Mato, Mercado Cênico, a Casa de Ensaio e o Teatro Imaginário Maracangalha são os anfitriões.  Os artistas viajantes serão hospedados na Casa de Cultura Colaborativa e conhecerão uma parte da produção teatral da capital assistindo os  espetáculos  Sólo (Não Só), do Mercado Cênico  e Tekoha – Ritual de Vida e Morte do Pequeno Deus, do Teatro Imaginário Maracangalha,  entre os dias 1 e 3 de julho.  A iniciativa tem o apoio da FUNDAC, Fundação de Cultura de Campo Grande e do vereador Athayde Nery, presidente da Comissão de Cultura da Câmara Municipal.
Programação em Campo Grande
 
Dia 1 de julho – Domingo

·         Chegada da Caravana pela Vida, COMPA e Teatro Trono.
20h – apresentação da peça Sólo (Não Só) – do Grupo Mercado Cênico – na Casa de Cultura Colaborativa –  Rua Pedro Celestino,  2851.

Dia 02 de julho – 2a. feira

·      8h30 às 11h30 – I Roda de conversa: O Processo Criativo do Teatro Trono, a Experiência com a Cultura Viva Comunitária e a Plataforma Puente. Local: Ponto de Cultura Circo do Mato – Rua  Tonico de Carvalho 263, Bairro Amambaí.
·      14h às 16h30 – II Roda de conversa: A Arte como Elemento de Transformação Social. Local: Casa de Ensaio – Rua Pedro Celestino, 1699, Centro.