FITO traz para o Mato Grosso do Sul mais de 60 apresentações em evento gratuito no Albano Franco; oficinas gratuitas terão início amanhã

O público de Campo Grande ganhará uma segunda edição do FITO (Festival Internacional de Teatro de Objetos), mas com gostinho de primeira vez. O evento, que acontece de 02 a 04 de dezembro, acabou de passar pelo Recife (PE) e traz para a capital uma programação que inclui espetáculos e performances que acabaram de sair do forno; e ainda companhias que estreiam na programação do Festival. O evento idealizado por Lina Rosa acontece numa superestrutura montada no Centro de Convenções Albano Franco. O FITO é uma realização do Sesi/PE (Serviço Social da Indústria). O acesso é gratuito.
 
Entre as apresentações musicais, os pernambucanos Otto e Naná Vasconcelos marcarão esta edição do Festival, cada um com uma performance especialmente criada para o FITO. Além dessas apresentações, companhias e espetáculos irão fazer sua estreia dentro do Festival Internacional de Teatro de Objetos em Campo Grande.
 
O grupo XPTO (SP), que se apresentou na Capital em 2010, este ano vem com a performance “Artistas Apaixonados”. Nela embalados pela cadência de um tango, transformarão as cadeiras nas quais estarão sentados em amantes sensuais. É o exemplo também do espetáculo “Xirê das Águas – Orayeyê Ôh”, da companhia Gente Falante, de Porto Alegre, e o novíssimo “Irregular”, da companhia Gare Centrale, da Bélgica. Ainda na programação, as companhias francesas L’ Oisiveraie, com o espetáculo “Petit Cirque”; Casa Degli Alfieri (Itália), com “Tic Tac Tic Tac”; e Beau Geste (França), com “Transports Exceptionnels”. Este último, uma grandiosa, literalmente, apresentação em que uma retroescavadeira contracena com um bailarino-artista travando uma delicada “tensão” aço-carne. Esse dueto se transforma, na verdade, numa dança, que se materializa como uma verdadeira “instalação urbana”.
 
Para receber o público de Campo Grande, o “mestre de cerimônias de luxo”, Dr. Quinquilharia. Na pele do personagem, o ator Pascoal da Conceição, que acabou de interpretar o mordomo Inácio na novela das onze horas da TV Globo, O Astro. Dr. Quinquilharia, durante todo o FITO, interage com o público presente, brincando com as pessoas. Na verdade, quem vai ao Festival Internacional de Teatro de Objetos tem sempre uma atração para curtir para além dos espetáculos. O que torna a ida ao evento muito mais prazerosa.

FITO
Você já ouviu falar da “modalidade cênica” teatro de objetos? Nascida na Europa dos anos 70, nela, objetos viram de maneira lúdica e inteligente personagens de suas histórias. Um saca-rolha gigante se transforma numa graciosa bailarina; leques imitam o traquejo de pavões; chaleiras e xícaras valsam; uma torneira vira fielmente a representação de um velhinho chorando; numa diversão garantida para a imaginação de crianças e adultos.
 
Em sua jornada pelo Brasil, o FITO – único festival do tipo no País -, já foi visto por mais de 150 mil pessoas de sete cidades diferentes: Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Florianópolis (SC) e Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MT) e Manaus (AM) e Recife (PE). “O Teatro de Objetos é uma forma de metáfora crítica inteligente, que faz pensar, diverte, educa e sensibiliza a plateia”, explica Lina Rosa, idealizadora do evento.

Oficinas
Além das apresentações, o público poderá participar de duas oficinas, oferecidas gratuitamente. A oficina “Teatro de Objetos e Identidade”, com a atriz e dramaturga do Grupo Sobrevento, Sandra Vargas. Durante a oficina, serão trabalhados os princípios básicos do Teatro de Objetos, buscando caminhos que permitam ao ator dar uma função poética ao objeto sem transformar a sua natureza. A oficina tem capacidade para 20 alunos, e acontece entre 28 de novembro a 02 de dezembro, das 9h às 13h. Como público-alvo: estudantes, professores e profissionais das áreas de Artes Cênicas, Artes Plásticas e Fotografia. Importante: Cada aluno deverá trazer um objeto que seja especial, uma ferramenta um objeto de medicina, um objeto de cozinha, um objeto de costura, um objeto estranho, uma foto especial e uma música especial.
 
Com o tema Introdução ao Teatro de Objetos, a segunda oficina será ministrada pelo diretor Jaime Santos, da Cia. La Chana Teatro (ESP).  Nas aulas, caminhos para a criação de uma dramaturgia para o Teatro de Objetos. A explanação do panorama histórico da linguagem para chegar a uma compreensão do conceito. Por meio de improvisações, os participantes conhecerão os princípios técnicos da manipulação; e da relação do ator com o objeto e de sua construção dramática, distintos do Teatro de Animação. Capacidade: 20 alunos. Entre 28 de novembro a 02 de dezembro, das 14h às 18h. Como público-alvo: estudantes, professores e profissionais das áreas de Artes Cênicas, Artes Plásticas e Fotografia. Ambas, no Centro de Convenções Albano Franco – Av. Mato Grosso, 5017 – Telefone: 3326.7400. Inscrições: entre os dias 21 a 30 de novembro, das 10h às 12h e das 15h às 17h, no próprio local.
 
Estrutura
Para abrigar o FITO, uma estrutura cenográfica especial. O diretor Osvaldo Gabriele preparou uma cenografia especial e diferente para Campo Grande. Nela, a “areia” será o grande elemento de construção e transformação de uma identidade cênica. A areia que é o início e a liga no processo de construção de uma casa ou de um edifício e também participa na composição dos vidros e cristais que deixam penetrar a luz e nos permite olhar de dentro das construções para o infinito. A areia é também fim; quando tudo rui, a ação do tempo torna tudo areia novamente. O ciclo da vida e morte é também o ciclo da areia. Terá uma ilha central de areia de onde nascerão, como cristais ou monólitos antigos, grandes relógios de pêndulo que criarão uma paisagem surreal como que saída de uma obra de Salvador Dalí. De várias nuvens de bolas brancas choverão relógios de ampulheta cheios de areia colorida. Uma cantora lírica passeará cantando e recitando poemas sobre este espaço onírico.

A superestrutura do FITO montada no Centro de Convenções Albano Franco conta com teatros climatizados, quatro minissalas de espetáculos e cenografia interativa. O ambiente terá cinco salas para espetáculos nacionais e internacionais, sendo três delas com capacidade para receber até 200 pessoas, e duas com menor capacidade para 50 pessoas.

Apresentações – Na sexta-feira (02/12), primeiro dia de evento, a partir das 15h, serão apresentados mais de 20 espetáculos. Com destaque especial para a performance “Pinipan”, do pernambucano, reconhecido mundialmente, Naná Vasconcelos, que acontece às 17h40. No sábado (03/12), as 22 apresentações começam a partir das 16h; com a programação sendo encerrada em grande estilo com apresentação do músico pernambucano Otto, às 22h. No domingo, os 13 grupos se apresentam a partir das 16h, com destaque para o duo de performance de Naná Vasconcelos e o grupo paulista XPTO, que se apresentam às 17h40.
 
FITO na internet: Acompanhe o Festival pelo Facebook (/fitofestival) e pelo Twitter (@fitofestival) – onde as ações serão postadas em tempo real. Já a programação completa pode ser conferida no site: www.fitofestival.com.br.