Começa hoje a grande festa do teatro em Dourados. Durante dez dias a cidade irá respirar muita arte com 14 apresentações no Teatro Municipal, no Parque dos Ipês, feira livre e aldeia indígena. A abertura de hoje, às 20h, será feita com o espetáculo “Primus”, da Boa Companhia de Campinas. Os artistas se apresentam no Teatro Municipal. Os ingressos a preços populares custam R$ 5,00 (meia entrada) e R$ 10,00 (inteira).

Baseado no conto “Comunicado a uma Academia”, de Franz Kafka, Primus busca refletir sobre o gigantesco percurso da evolução humana. Conta a história de um macaco que para garantir seu lugar ao sol, aprende a ser homem e torna-se um pop star do show business.

Questões relativas à superioridade do humano frente à natureza, os limites entre natureza e cultura, entre necessidade e liberdade, são alguns dos questionamentos trazidos pelo conto.

A encenação de “Primus” se insere no que tem sido chamado de teatro físico, uma vez que a aproximação do conto parte de uma perspectiva fortemente centrada no trabalho corporal. Há também o uso de recursos visuais de projeção de imagem (slides), do canto e da percussão ao vivo.

O espetáculo “Primus” é apenas a abertura de uma séria de apresentações que vão ocorrer na cidade, principalmente neste final de semana. No sábado, às 16h, na praça Antônio João, a apresentação do espetáculo “Circo de um Homem Só”, com João lima, artista de Salvador (BA), irá mostrar o alegre encontro do público com o palhaço.

“O Circo de Um Homem Só” mostra um palhaço que chega para fazer sozinho um espetáculo de circo completo. No decorrer da apresentação, o palhaço Tiziu executa números de mágicas, malabares, equilibrismo entre outros. Ele volta a se apresentar no domingo, às 10h, na feira-livre de Dourados, da rua Cuiabá.

Ainda no sábado, porém a noite, às 20h, o Teatro Municipal recebe uma produção da Bolívia/França, com o Corps-texte. Já no domingo, mesmo local e horário, o grupo Circo do Mato, de Campo Grande, encena o espetáculo “Os Corcundas”, uma pantomima que conta a saga de dois corcundas errantes.

As atrações do III Festival Internacional de Teatro de Dourados prosseguem até o dia 18 de setembro, com espetáculos no Teatro Municipal e áreas livres. O Festival é uma realização da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) em parceria com o Instituto para o Desenvolvimento da Arte e da Cultura (IDAC). A Caixa Econômica Federal é patrocinadora do evento.