Orquestra Sinfônica apresenta-se no Teatro do Sesc hoje

Neste sábado (21/ago) a Sinfônica de Campo Grande se apresentará no Teatro Prosa SESC Horto em Campo Grande-MS e terá um convidado muito especial o violonista Pedro Jesus Gomez (Espanha). Na primeira parte do programa serão apresentadas obras de J. Strauss, D. Aguado e um concerto de Ferdinando Carulli, Pedro Jesus que é especialista em […]

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Neste sábado (21/ago) a Sinfônica de Campo Grande se apresentará no Teatro Prosa SESC Horto em Campo Grande-MS e terá um convidado muito especial o violonista Pedro Jesus Gomez (Espanha). Na primeira parte do programa serão apresentadas obras de J. Strauss, D. Aguado e um concerto de Ferdinando Carulli, Pedro Jesus que é especialista em música antiga utilizará instrumentos de época nesta apresentação.

A segunda parte da programação será com obras do compositor Thiago Quevedo de Campo Grande-MS que apresentará o trabalho “Araras da Cidade. Músicas do Mato” com viola de cocho, viola caipira, orquestra e uma belíssima exposição de fotos de araras. A cultura e o meio ambiente No cotidiano campo grandensse, diariamente é possível contemplar araras percorrendo as alturas entre arranha céus e fios de alta tensão.

Em meio a região urbana da capital morena de Mato Grosso do Sul, há canindés e vermelhas que repousam, alimentam-se e nidificam. É fundamental a reflexão para analisarmos a necessidade do alinhamento dos quesitos de desenvolvimento urbano em relação a conservação ambiental. Tal quanto ocorre com as araras, a cultura regional, aqui em destaque a viola de cocho, instrumento tipicamente pantaneiro, que outrora quase caiu em desuso, é um elemento simbólico da necessidade conservacionista. Seja ela, cultural ou ambiental, é necessário compreendermos que escrevemos hoje os parágrafos da estória de amanhã.

O Pantanal Sul, possui características que incentivam o crescimento e a inovação, mas aqui, chamamos a atenção para a promoção da integração harmônica entre natureza, cultura e desenvolvimento. Araras da cidade. Música do Mato Em versão orquestral serão apresentadas quatro obras escritas originalmente para viola de cocho e viola caipira que fazem parte da discografia que acompanha o livro “Araras da Cidade.

Músicas do Mato” de Thiado Lopes Quevedo. Livro que concretizará a pesquisa realizada pelo autor com o foco de promover a conscientização ambiental em áreas urbanas bem como fornecer ao leitor, músicas compostas e interpretadas na Viola de Cocho (instrumento pantaneiro certificado pelo IPHAN como patrimônio histórico e artístico nacional). A junção da fotografia com a música vem para destacar a integração das artes como elementos que agregam ao Meio Ambiente, o esforço pelo cuidado para com a natureza.

 O livro aborda a relação entre o quase desaparecimento da viola de cocho e a ameaça territorial sofrido pelas araras estabelecendo a ligação entre a necessidade do planejamento para equilibrar o desenvolvimento e a conservação dos patrimônios cultural e ambiental, levando à reflexão sobre o zelo e as obrigações humanas frente ao Meio Ambiente e a Cultura. Em fase de publicação e gravação da discografia, o projeto MAC – Música, Arte e Cultura informa que até o final do ano o Livro “Araras da Cidade. Músicas do Mato.” será lançado em Campo Grande.

O livro conta com fotos e músicas do autor, e também com textos da Doutora em Biologia Neiva Guedes, presidente do Instituto Arara Azul que contextualiza com dados científicos a migração das araras para a cidade. Confira algumas fotos que compõem o livro, no living de entrada desta sala de concertos, no SESC Horto. Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande Sob a regência do Maestro Eduardo Martinelli realizou seu primeiro concerto oficial em Outubro de 2007. Desde então tem se apresentado na capital e em dezenas de cidades do interior de Mato Grosso do Sul, em eventos de suma importância artística como o Ciclo de Concertos (2008), Festival de Verão de Ivinhema (2008), Festival de Inverno de Bonito (2008), Prelúdios da Primavera de Dourados (2007/2008), Movimento Concerto (2009), Quarta Erudita (2009) e Concertos Universitários (2009). A Sinfônica de Campo Grande é o principal suporte do Festival Encontro com a Música Clássica (2007/2008/2009), onde apresenta-se com grandes artistas do Brasil e do Exterior. Solistas e grupos oriundos da orquestra apresentam-se em projetos e festivais como o Orquestra Jovem do Brasil (RJ-Brasil), VII Encontro Internacional de Música de Câmara (Chile), VIII Festival Internacional de Música Renascentista e Barroca Americana (Bolívia), representando nossa cidade e estado junto a grupos e orquestras da França, Alemanha, Estados Unidos, Itália, Polônia, Espanha, Inglaterra, Holanda. Maestro Eduardo Martinelli Graduado em Violão pela Faculdade de Música de Santos em 1997, estudou paralelamente violoncelo, violino e regência de orquestra. Regente Titular da Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande, desde 2006, também esteve à frente da fundação da Orquestra Barroca de Mato Grosso do Sul (2005), da Orquestra de Câmara de Itanhaém – SP (2000), além de ter dirigido entre 2002 e 2003 Orquestra Sinfônica do Projeto Guri, em Santos-SP. Em 2008 regeu a Orquestra do VII Encontro Internacional de Música de Câmara do Chile e a Montagem da Ópera Matame Buterfly (High Light) com a Cia dell Opera di Roma. Martinelli coordenou e foi diretor artístico de vários projetos musicais, dentre os quais se destacam: Encontro com a Música Clássica I,II,III e Seminário de Violão em Homenagem a Raphael Rabello – ambos realizados em Campo Grande, MS, bem como o Festival de Verão de Itanhaém e Concurso de Música Instrumental de Itanhaém, realizados em Itanhaém, SP. No período de 2004 a 2007, Martinelli atuou como professor de Violão do Curso Superior de Música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Como Violonista, apresenta-se frequentemente na qualidade de camerista ou solista. A convite do compositor Gilberto Mendes realizou a estréia brasileira de obras para violão durante o XXXVI Festival de Música Nova no Teatro Municipal de Santos, SP. Desde sua transferência para Mato Grosso do Sul, tem sido presença constante nas principais atividades musicais tanto da área erudita quanto popular, das quais se destacam a participação no Festival de Inverno de Bonito, Festival América do Sul, Projeto Cena Som, Estação Cultura, Feira da Música Sul-Mato-Grossense, Concertos Sesc e Festival Prelúdios da Primavera. Como educador dirige o projeto Orquestra Jovem da Fundação Barbosa Rodrigues, e é coordenador pedagógico dos projetos de ensino de instrumentos de Orquestra do Grupo de Incentivo a Cidadania e Qualidade de Vida Viver Bem (Campo Grante – MS) e da Funtação Nelito Câmara – (Ivinhema MS). Pedro Jesus Gomez Nascido em Albacete – Espanha, entre seus professores podemos mencionar José Tomás, M. Barrueco, J.M. Moreno, J.C. de Mulder, J. Griffiths ou J. Savall. É professor Superior de violão e instrumentos de cordas antigas no Conservatório Profissional de Música de Albacete.

Como intérprete dedicou-se à música para cordas dedilhadas dos séculos XIII ao XXI, Pedro Jesus Gómez ganhou em 1997 o prêmio internacional Andrés Segovia de Música Espanhola para guitarra e lançou 5 produções discográficas em CD. Tem realizado concertos como solista com orquestras ou em música da câmera pela Europa, Estados Unidos e América do Sul, destacando apresentações para S.A.R. rainha Dª Sófia na Grécia e no Festival da música Antiga de Utrecht, sua participação no Festival da música Antiga de Berkeley 2006 e as excursões diversas pelo cone sul divulgando os tesouros da música espanhola dos séculos XVI ao XX.

 Em todas estas ocasiões interpreta estes repertórios com os instrumentos originais, fazendo investigações sobre repertório inédito, utiliza-se de instrumentos originais como o al-oud, cítola medieval, vihuela de mano de seis ordenes, laúd de oito ordenes, guitarra barroca, teorba e alaúde de quatorze ordens, guitarra clássico-romântica, além do violão.

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