Um saca-rolha gigante que se move com graciosidade e se transmuta em bailarina, leques que adquirem o traquejo de pavões, torneiras que pingam e fazem lembrar um velhinho que derrama lágrimas. Essas são as algumas das soluções inusitadas que poderão ser conferidas durante o Fito (Festival Internacional de Teatro de Objetos), que será realizado de 25 a 28 novembro no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande.  

Pouco explorada no Brasil, a modalidade de teatro de objetos possui uma forte presença na Europa, continente de onde virá a maior parte das companhias cênicas. No total, o festival irá promover 76 apresentações com 15 companhias oriundas do Brasil, Argentina, Israel, Itália e França.

“O Teatro de Objetos é uma forma de metáfora crítica inteligente, que faz pensar, diverte, educa e sensibiliza a platéia”, explicou a curadora Lina Rosa.

Além das apresentações, o Festival incluirá ainda oficinas profissionais, feira de objetos e o espaço Fito Foto, bem como um show do artista Tom Zé, que apresentará o espetáculo “Música/ Contramúsica” no dia 27 de novembro às 21h30.

O festival funcionará das 16 às 22 horas nos quatro dias de evento em Campo Grande.